Cuidados essenciais para o seu gato adulto

Compartilhe

Cuidados essenciais para o seu gato adulto 03 de maio de 2021

O check-up periódico por um veterinário é essencial para que seu pet tenha uma vida muito mais longa, saudável e feliz. Afinal, prevenir é melhor que remediar, já diziam.

SEGUEM ABAIXO OS CUIDADOS PARA O PRÓXIMO ANO DE VIDA DO SEU GATO ADULTO:

VACINAÇÃO ANUAL:

Todo animal adulto deve receber a vacinação anual. A vacina anual contra raiva é obrigatória para todos os cães e gatos no Brasil. Já a vacina polivalente (quadrupla ou quíntupla) deve ser aplicada anualmente ou a cada 2 anos de acordo com a orientações do médico veterinário.  Antes de fazer a Vacinação contra Leucemia (Quíntupla) temos que fazer o exame de sorologia de FIV/FeLV, indica-se o exame para todo o gato recém adotado ou resgatado.

ALIMENTAÇÃO:

A Alimentação deve ser adequada para a idade do seu gato. Existem também rações indicadas para gatos castrados. O volume diário oferecido deve ser baseado no peso ideal (recomendado) para o seu pet descritas na própria embalagem. Esse volume deve ser oferecido em porções divididas em 2 ou 3 refeições. O nosso maior desafio vai ser controlar e manter o peso adequado do seu gato adulto.

CONTROLE DE PESO: Hoje em dia é muito comum o sobrepeso e obesidade em gatos, pois a maioria vive em apartamentos com restrição de atividade física, principalmente quando ficam mais velhos. Recomendamos controlar regularmente o peso do seu gato e avaliar junto do veterinário se o peso está adequado.

CONTROLE DE PARASITAS INTESTINAIS: Os gatos adultos sofrem menos com parasitas intestinais, mas não ficam livres deles, principalmente aqueles que tem contato com outros animais. Indicamos fazer a vermifugação a cada 6 meses ou uma vez por ano de acordo com resultado de exames de fezes. Para o exame de fezes, basta trazer uma amostra do dia e o resultado sai em 24 horas.

PULGAS E CARRAPATOS:

É quase impossível pensar em atos e não pensar em pulgas e carrapatos. Além do incomodo das picadas e da coceira esses parasitas podem transmitir algumas doenças ao seu gato. Para o controle desses parasitas existem medicamentos de uso oral ou tópico de aplicar sobre o pelo do animal. Esse controle deve ser mensal ou trimestral, dependendo do medicamento indicado pelo veterinário.

DOENÇA DO VERME DO CORAÇÃO (DIROFILARIOSE):

Essa doença é transmitida pela picada de mosquitos que vivem em áreas de matas, rios e lagos. Muito comum no Litoral e áreas de represas, pode ser evitada com medicação prevenção mensal ou anual.

CUIDADOS COM OS DENTES:

Assim como as pessoas, se não escovarmos os dentes diariamente dos nossos pets, a doença periodontal vai aparecer. Para gatos a escovação pode realmente ser mais difícil, principalmente se não for condicionado a isso quando filhote. O primeiro sinal de que algo errado está acontecendo com os dentes do seu gato é o mau hálito e escurecimento dos dentes seguindo de sangramento e desconforto (dor).  Os gatos podem desenvolver uma lesão no dente muito parecida com a cárie humana e que causa grande dor e desconforto, fazendo que muito deixem de comer e percam peso. Avaliações anuais se fazem necessárias assim como os

tratamentos dos dentes sempre que indicado. Marque sua avaliação oral com os nossos clínicos ou especialistas em odontologia.

REAVALIAÇÃO GERAL PERIÓDICA (ANUAL):

Não podemos nos esquecer que nossos gatos não falam e não se queixam quando tem dor, desconforto ou indisposição, inclusive o gato diferente do cão, é extremamente discreto nesse sentido. Dizemos que ele costuma esconder que está doente. Por isso, as avaliações anuais ou semestrais se fazem necessárias, pois com elas podemos avaliar a necessidade de exames investigativos como ultrassom abdominal, ecocardiograma, tomografia, avaliação cardíaca, exames de sangue (hemograma, bioquímico e SDMA – capaz de detectar a doença renal precoce), exame de urina, hormonais, mensuração da pressão arterial, entre outros. Além disso, durante a consulta faremos o controle de peso, presença de nódulos cutâneos, doenças articulares (artrose), alterações de pelagem ou sinais claros de doenças.

Outras dúvidas ou para maiores esclarecimentos entre em contato conosco.

Lembre-se que esses cuidados irão proporcionar qualidade de vida e principalmente longevidade ao seu amigo!

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 93224-3449

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

11 93224-3449

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 93224-3449

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 93224-3449

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 93224-3449

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia