O vira-lata caramelo é o cãozinho mais popular do Brasil. Mais do que isso, ele já se tornou um símbolo nacional
Os memes da Internet colaboraram muito para popularização do cachorro caramelo. Em 2020 foram feitas até petições para que ele estampasse as notas de R$200. O fato é que o vira-lata caramelo, visto por todos os cantos do país, se tornou um dos pets mais adorados pelas famílias brasileiras.
Qual a origem do cachorro caramelo?
Assim como todos os vira-latas, o cachorro caramelo é o cruzamento de muitas raças. Ele é descendente de cães trazidos da Europa pelos portugueses, ainda na época da colonização. Nesses mais de 500 anos, “novas raças foram sendo trazidas para o Brasil e hoje temos uma grande variedade de tamanhos, pelagens e formatos corporais”, explica a Dra. Carla Berl, médica-veterinária fundadora da rede Pet Care.
Segundo a Dra. Carla, caramelo é a cor mais comum dos cães brasileiros, junto com a branca e preta.
Qual é a personalidade do cachorro caramelo?
O temperamento dos cães sem raça definida é excelente, mas é claro que a gente precisa considerar a história do cãozinho quando falamos em personalidade. Um cachorro que nasceu em um lar e foi direto para a nova casa pode ter um comportamento diferente de um cãozinho que passou muito tempo nas ruas ou em abrigos.
Dependendo de suas experiências, do quanto ele foi acolhido ou teve que lutar pela sua sobrevivência, ele pode ser mais amável, medroso ou até agressivo – nada que não possa ser trabalhado com a ajuda de profissionais competentes.
Que cuidados o cachorro caramelo exige?
Qualquer cão, independente da raça, precisa dos mesmos cuidados. Além de uma alimentação de boa qualidade, os cachorros precisam de atenção, carinho, exercícios e cuidados com a saúde.
É importante vermifugar e administrar antipulgas e carrapatos com regularidade, manter as vacinas em dia, castrar seu cachorro, cuidar da saúde oral de cães e gatos e fazer check up anualmente.
Vira-lata é o cachorro da vez?
Um ponto que colabora para a adoção dos vira-latas é a crença de que eles têm a saúde de ferro. A Dra. Carla concorda que “estatisticamente, eles têm menos chance de desenvolver certas doenças. Como os SRD têm um pool genético mais diversificado, algumas doenças que tendem a aparecer em determinadas raças são menos encontradas nos vira-latas, o que não quer dizer que elas não aparecerão”.
Graças às redes sociais, o cachorro caramelo e os demais cães sem raça definida hoje têm mais visibilidade. Muitos deles, inclusive, têm perfis no Instagram com milhares de seguidores. Isso ajuda muito o trabalho dos protetores e das ONGs, que lutam para encontrar lares para os animais.
Você pode adotar um vira-lata caramelo!
O cachorro caramelo está por toda a parte e também pode fazer parte da sua família. Afinal, todo cãozinho merece um lar. Se você pensa em adotar um vira-lata para chamar de seu, entre em contato com as ONGs de proteção animal. Há centenas deles aguardando a chance de ser escolhido.
A Dra. Carla lembra que “cachorros nas ruas estão sujeitos a atropelamentos, doenças, frio e fome. Além disso, sem querer, eles podem causar acidentes de trânsito ou problemas ao rasgarem os sacos de lixo nas ruas”.
Se você não pode adotar, que tal ajudar? Se o cachorro caramelo já foi “invisível” para os brasileiros e o último a ser escolhido nas feiras de adoção, hoje ele é um símbolo nacional. Animais nas ruas devem ser domiciliados. Alimente, castre, cuide da saúde e procure um abrigo provisório até que ele consiga ser adotado.
Conte com o Pet Care para cuidar da saúde do seu cão!