Muitos veterinários tratam gatos como cães pequenos, mas hoje em dia sabemos que são duas espécies completamente diferentes. Apresentam comportamento diferente, tem necessidades distintas e doenças específicas. Até na hora de levar seu animal ao veterinário precisamos ter cuidados diferentes.
Existem também diferenças de proprietários dos cães e gatos. Os proprietários de gatos são mais interessados e também mais exigentes, pesquisam mais sobre a espécie e suas doenças. Apesar disto, levam menos o gato ao veterinário comparado a um proprietário de um cão, isto porque é um processo muito estressante para o felino e para o próprio proprietário.
O gato é um animal muito metódico e se estressa com muita facilidade. Qualquer mudança na rotina como a chegada de um novo animal, reforma, pessoas diferentes ou até uma ração diferente pode estressar um felino.
Como lidar então com um gato que é tirado do seu território, levado a um ambiente estranho, com cheiros diferentes, cães latindo e pessoas o manipulando, colhendo sangue, urina ou colocando um cateter?
Temos que passar segurança para o gato para que ele se sinta o menos ameaçado possível, para diminuir o seu nível de estresse.
Levando o gato ao veterinário:
– O proprietário deve estar calmo, o animal sente quando o seu dono está estressado.
– Acostume o gato a ser tocado nas patas, orelhas e boca.
– Deixe-o algumas horas sem comida antes de ir ao veterinário para que ele não vomite no carro.
– A caixa de transporte deve permitir que ele se mova. O ideal é que o topo da caixa possa ser retirado e também ter uma abertura frontal.
– Acostume o gato a entrar na caixa e ofereça recompensas, ela deve ficar aberta em casa, com uma toalha confortável, brinquedos, comida e água. O gato pode demorar semanas para se acostumar com a caixa e entrar espontaneamente; se ainda não estiver acostumado, leve a caixa para um quarto e feche a porta.
– Tente colocá-lo por cima da caixa de forma gentil.
– A caixa deve ser presa ao cinto de segurança no carro.
– A caixa pode ser coberta com uma toalha para evitar que o gato tenha estímulos visuais.
-Usar Feliway: é um produto sintético com a mesma ação do feromônio facial felino. O animal fica mais tranquilo. Usar 30 minutos antes de colocar o animal na caixa e no carro. É encontrado em casas de produtos veterinários.
Todos esses pontos são importantes para o gato ficar mais tranquilo e não estranhar tanto a ida ao veterinário, mas há cuidados a serem tomados na volta pra casa também:
Quando um gato vai ao veterinário, ele volta para casa com o cheiro da clínica.
O cheiro diferente é percebido pelos outros gatos da casa podendo estranhar o animal. Comumente ocorrem brigas por acharem que não é o animal do grupo.
Por isso, chegando em casa, deixe o gato dentro da caixa e observe como os outros reagem. Se estiver tudo bem, pode soltá-lo. Se não, coloque o animal em um quarto separado por no mínimo 24 horas para ganhar novamente o cheiro do grupo.
Use Feliway. Se tiver ainda problemas, na próxima consulta leve o outro gato para que ele também fique com o cheiro da clínica.