Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Corte de cauda: Por que não fazer???

Corte de cauda: Por que não fazer???

25 / out / 2011

O corte de cauda para filhotes de algumas raças de cães está em desuso e hoje em dia é desestimulado pela maioria dos veterinários. Hoje sabemos que isso é um recurso simplesmente estético para a maioria das raças, diga-se estético para os “nossos olhos”, e que não tem nenhuma indicação médica. Assim temos que repensar sobre fazer ou não fazer.

Caudectomia é o nome da técnica cirúrgica pela qual se amputa parte da cauda de um animal. Você sabe como surgiu este costume?

Dentre as mais de 400 raças de cães, muitas surgiram especializadas em algum tipo de trabalho, embora hoje e m dia tenhamos quase todas em forma de animais de companhia.

Na antiguidade, em que cães eram utilizado em batalhas, o corte da cauda e também das orelhas, se fazia necessário pois diminuía a área de contato com o atacante e também evitava ferimento nos casos de animais que utilizavam armaduras.

Com o passar do tempo e a criação de raças especializadas em caça por exemplo, a cauda podia atrapalhar espantando presa ou dificultando a locomoção em alguns tipo de terreno, como o Yorkshire terrier, desenvolvido para caça de ratos ou Poodle, para caça na água.

Como a utilização para trabalho fica restrito a um número pequeno de cães, esta prática em animais de companhia é considerada de importância estética, salvo em alguns casos de doenças, portanto desnecessária.

Muitos donos quando escolhem uma raça e têm a imagem formada de um adulto com a cauda amputada, fica com medo de que se o seu filhote crescer com rabinho ficará feio.

Hoje em dia a caudectomia é tida como não aconselhada, não é proibida, porém, muitos veterinários vêm deixando de praticá-la, e muitos canis, clubes de raça, sociedades de cinofilia vêm apoiando o desuso. Na Europa alguns países já aboliram e proíbem o corte de cauda. Um exemplo é a Alemanha que inclusive proíbe a entrada nas suas fronteiras de animais com a cauda cortada.

É interessante como todas as pessoas que compram ou adotam um desses cães que deveriam ser amputados, e não foram, se impressionam, pois todos eles continuam sendo lindos e além de tudo têm a possibilidade de melhor comunicação.

Pin It on Pinterest