Semana passada operamos um cão com corpo estranho linear, era um pedaço de fitilho ou ráfia. Nas fotos mostramos o pregueamento que ocorreu no intestino, pois uma parte ficou presa no estômago e o resto caminhou pelo intestino, fazendo por exemplo, o mesmo efeito que amarrarmos uma calça na cintura que tenha um cadarço e irmos apertando cada vez mais (foto abaixo).
Ele chegou aqui bastante prostrado, com vômito e diarréia sanguinolenta. Diagnosticamos a presença do corpo estranho pelo ultrassom. O animal foi operado, permaneceu algumas horas em jejum e voltou para casa passando bem.
Corpo estranho gastrointestinal em animais de estimação é especialmente problemático por causar o pregueamento intestinal. Durante a cirurgia para a sua retirada, temos que fazer várias aberturas do estômago e intestino. Em alguns casos, em especial nos gatos, este corpo estranho pode estar ancorado na cavidade oral, debaixo da língua.
Pedimos para o Dr Fabiano, cirurgião lembrar o que já retiramos de corpo estranho linear em cães e gatos nestes últimos 18 meses, e ele nos relatou: pedaços de lã, linha, linha com agulha, redinha de tender, anzol de pesca com linha de pesca, cadarço, gaze de curativo (o animal lambeu o curativo e engoliu a gaze), fio de sisal, corda de varal, meia calça (muito comum), saco de lixo, escapulário…
A incidência de casos de presença de corpo estranho em trato gastro-intestinal é maior em cães jovens ou naqueles que costumam mexer no lixo. Já em gatos, normalmente o proprietário observa o momento da ingestão, uma vez que o mais comum é o fio de lã utilizado como brinquedo.
Se seu animal estiver apresentando vômitos persistentes, diarréia e/ou constipação, fique atento e procure um veterinário.
boa noite.. tenho um beagle e ele sera operado amanha bem cedo justamente por ter injerido um pedaço de cortina, notamos de inimio que ele nao queria comer nada e nao defecava.. levamos ele para fazer uma ultrasonografia e a dra. detectou um objeto linear de estomahgo ate o intestino, será necessario a cirurgia… espero que a cirurgia ocorra bem pq ele já tem nove anos e é bem gordinho….
obrigada
Boa Sorte!!!
Bom dia,
Tenho uma Golden Retriever com 5 anos e à 12 dias atrás notei que ela vomitou um liquido verde durante a noite, quando reparei que ela havia comido uma parte de um pano de cozinha. Não consultei de imediato a Vet, por não se tratar da 1ª vez que isto acontece, esperei que a minha cadelinha defecasse, no entanto os vomitos seguiram-se…e no dia seguinte recorri de imediato à clinica veterinária.
A Ecografia detectou um corpo linear no intestino e a minha cadelinha foi operada nesse mesmo dia. 2º informação/fotos da cirurgia houve necessidade de percorrer o intestino desde o reto ao estomago, fazendo-lhe 8 cortes para remover as linhas de pano.Neste momento a minha cadelinha vai no 6 dia de recuperação, dificil, pois não come e como está sob vigilância médica a VET entendeu efetuar algumas análises e o resultado não foi animador, suspeita-se que tenha infeção no abdomén!
A minha pergunta é: existe alguma probabilidade da miha cadelinha sobreviver a este quadro clinico ou a taxa de sucesso nestes casos é bastante desanimadora???
Grato pelos V/comentários.
Olá Pedro, na verdade fica muito difícil realizar qualquer prognóstico sem o exame clínico de seu animal, complicações no pós cirúrgico podem acontecer independente de um excelente atendimento que sua cachorrinha possa estar recebendo, peritonite, queda nos valores de albumina, coagulação vascular disseminada, septicemia são possíveis complicações após uma laparotomia exploratória para remoção de corpo estranho, recomendamos que converse bastante com a veterinária que etá atendendo para ela lhe colocar a par do estado geral de seu animal. Esperamos que tudo se resolva da melhor forma , um abraço.