Home / CÃES / Casos Clínicos / Corpo Estranho em Cães e Gatos

Não se sabe por que Mike, um filhote de Beagle de  7 meses de idade, engoliu 17 pregos… Ele estava ótimo e os proprietários somente descobriram o que havia acontecido, quando numa manhâ viram um prego nas fezes dele (o décimo oitavo prego).

Ele foi levado ao veterinário, o exame de ultra som não identificou nada e então com o exame de rx foi possivel identificar todos os pregos e onde estavam (estômago e intestino). Ele foi operado e conseguimos remover todos os pregos.

Beagles, particularmente jovens são os campeões em comer algo que não deve: anel, prego, sabonete, meia etc…. tudo que vem parar na sua boca pode ser engolido.

Corpo estranho gástrico ou intestinal é um termo que se refere a qualquer outro material que não o alimento presente no trato gastrointestinal e que resulta em um problema digestivo grave como vômitos, gastrite, obstruções, peritonite e diarréia.

Brinquedos, fios, roupas, bandagens, meias, anéis, pilhas, pregos, sabonete, caroço de frutas, lâmpadas, anzol, plástico, enfim quase tudo que o animal coloca na boca por brincadeira ou por curiosidade pode vir a se tornar um grande problema de saúde.

Cães e gatos de qualquer idade estão propensos a desenvolver problemas de corpo estranho, mas este é mais comumente visto em animais jovens com menos de 2 anos de idade. Esses jovens são naturalmente curiosos e gostam de brincar mordendo os brinquedos ou outros objetos.

Além disso, a natural curiosidade e a característica (principalmente dos cães) de experimentar tudo com a boca pode facilitar que engulam esses objetos. No caso dos gatos os fios e novelos de lãs que eles adoram brincar podem se tornar um dos mais perigosos tipos de corpo estranho.


Quais os sintomas observados?

– A perda repentina de apetite e apatia.

– Vômitos

– Salivação excessiva

– Movimentos anormais do intestino (cólicas, muitos gazes,aspecto diferente das fezes ou presença de fragmentos de corpo estranho nas fezes ou no vômito).

Diagnóstico

Uma história completa é importante no diagnóstico de um corpo estranho gastrointestinal, incluindo o desaparecimento de algo na casa (brinquedo, meia etc ).Geralmente o diagnóstico pode ser fechado com exame clinico (as vezes palpamos algo diferente no abdome) e/ou com um exame de imagem ( rx ou ultra som). Nem sempre o corpo estranho pode ser identificado pelo rx, como no caso de plásticos e tecidos. Assim o exame de ultra som pode auxiliar no diagnóstico ao identificar movimentos anormais, sombras e sinais de obstrução.

Noutras vezes somente um exame radiográfico contrastado é quem pode fechar diagnóstico. Quando o corpo estranho de metal ou outro material mais denso o exame de rx pode identificar facilmente o objeto. Já a endoscopia tem indicação quando da presença do corpo estranho no estomago, servindo inclusive para a sua remoção, quando for possível.

Tratamento

O tratamento depende de onde parou ou está esse corpo estranho. Se ainda está no estomago pode ser tentado a remoção por via endoscopica. Caso esteja no intestino, ele pode ser monitorado para saber se esta progredindo junto com as fezes e caso esteja parado ou obstruindo o intestino, então somente um procedimento cirúrgico pode remove-lo.

No caso de corpo estranho linear, muito comum em gatos que engolem fios, o tratamento é cirúrgico e normalmente o animal já esta desenvolvendo um peritonite por ruptura de partes do intestino.

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias