Home / Uncategorized / Como saber se o coco do meu gato está normal?

Como saber se o coco do meu gato está normal?

12 / jul / 2019

A cor e a aparência das fezes podam nos dizer muito sobre o a saúde do nosso cão.

O cocô do cachorro e do gato tem que ter consistência firme, com formato alongado, geralmente é brilhante devido a umidade e de cor amarronzada. Dependendo do tipo de alimentação por ir do marrom amarelado ao marrom escuro.

Quando as fezes não tem formato e são liquidas ou pastosas isto não é normal. A causa pode ser uma verminose, uma giardíase, algum alimento que não fez bem, uma infecção bacteriana ou viral, problema de falta de enzimas pancreáticas, alergia alimentar, doença hepática ou endócrina e até mesmo câncer gastrointestinal. O importante é fazer um bom exame clínico se o problema persistir por mais de duas ou três evacuações e não esquecer de levar fezes também para serem analisadas.

As vezes as fezes saem em pedacinhos e muito duras quase se esfarelando, e muitas vezes esbranquiçadas e com pouca cor, isto também é um problema a ser analisado pois indica que o animal não está evacuando frequentemente, pode estar parcialmente obstruído. Pode causar um problema chamado megacolon e precisa de alguns exames clínicos, talvez uma colonoscopia e radiografias. Vamos ter que corrigir a dieta e adicionar medicamento para normalizar a consistência das fezes.

Algumas viroses mais comuns em felinos e caninos jovens como a Panleucopenia (gatos), a Parvovirose e Coronavirose(cães) causam diarreias intensas e muitas vezes com muito sangue além de vômitos. Estes filhotes precisam ser internados e medicados pois correm risco de vida sério.

Muitas vezes as fezes saem com formato e cor normal, mas saem com estrias de sangue ou muco. Na maioria dos casos são infecção por parasitas (vermes e giárdia) ou tumores na região final do intestino (colite).

Alguns medicamentos e mudanças bruscas de alimentação, stress podem causar amolecimento e diarreia em cães e gatos, mas são episódios passageiros e que precisam muitas vezes serem tratados.

Lembrar de ao levar seu animal ao veterinário não esquecer de coletar uma amostra de fezes para exame.

 

Pin It on Pinterest