Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Como e por quê dar Banho no seu Pet?

Hoje o cão e o gato dividem conosco o interior da casa e muitas vezes o sofá e a nossa cama e assim o conceito de banho mudou. Esses animais que vivem dentro de casa tomam mais banhos do que aqueles que vivem ou viviam em quintais e sítios.

A freqüência do banho depende do porte do animal, do tipo de pele e pelagem e outras vezes de algumas patologias de pele como micoses, sarnas, alergias, caspas (seborréia), eczemas infecção de pele (piodermites) entre outros.

O banho pode ser feito em casa ou em Pet Shop, já a tosa deve ser feita sempre em Pet Shop e a freqüência depende do tipo de pelagem. Normalmente os banhos são semanais ou quinzenais e as tosas mensais.

BANHO EM PET SHOP:

– Escolha um Pet Shop próximo da sua casa.

Busque informações do local com vizinhança e clientes.

– Verifique se existe um Médico Veterinário responsável pelo Pet Shop e que fique presente o tempo todo no local- Isso é obrigatório. Em caso de acidentes ou mesmo se o seu animal passar mal durante o banho a presença do Médico Veterinário pode ser decisiva.

Verifique as instalações: se o ambiente é limpo, se tem ar condicionado ou se é bem ventilado, se tem grades nas portas, se os animais ficam em gaiolas adequadas, se não tem perigo de fugirem (principalmente gatos) ou de se envolverem em brigas com outros animais.

Verifique se as toalhas são descartáveis (embaladas individualmente e depois descartadas), se as tesouras e máquinas são limpas e esterilizadas, se os animais ficam tranqüilos e se os funcionários têm paciência e preparo no trato com os animais.

Observe o seu animal antes, durante e depois do banho. Verifique se ele fica tranqüilo durante e depois do banho e se nas outras vezes ele vai tranqüilo ao banho ou se isso passa a ser um martírio. Se o animal não tiver traumas (se o banho for tranqüilo e agradável), não é raro o animal gostar de ir ao Pet Shop tomar banho. A vidraça nos Pet Shops que permitem assistirmos aos banhos pode ser uma faca de dois gumes. Por um lado é importante vermos como tratam os nossos pets, mas se o seu animal ficar vendo você o tempo todo, isso pode deixá-lo ansioso para sair de lá e com isso atrapalhar o banho e principalmente a tosa (quando o animal deve ficar quieto). O ideal é que você veja o animal, mas que ele não te veja.

– Muitos animais por hábito, falta de costume, personalidade, nervosismo ou mesmo doença, não devem tomar banho em Pet Shop. Você deve perguntar isso ao seu Veterinário. Lembre-se que o banho além de necessário deve ser prazeroso e não fazer mal ao seu animal ou deixá-lo extremamente estressado e muitas vezes agressivo. Nesses casos deve se pensar na possibilidade do banho ser em casa,  de ser menos freqüente  ou mesmo não ser realizado. Em alguns casos a simples troca de local pode resolver isso. Às vezes sem motivos aparente o animal não se sente seguro naquele local ou com aquela pessoa. Odores, traumas antigos e sons podem ativar a memória dele e fazer com que tenha medo ou insegurança.

BANHO EM CASA:

Verifique um local seguro e confortável para o seu pet e para você. Pode ser um tanque, um Box de banheiro, uma banheira ou mesmo um esguicho. O ideal é que seja um local fechado e com água levemente morna ou em temperatura ambiente (agradável). No verão não deve ser muito quente e no inverno deve ser morna e em local fechado.

– Providencie que seja secado adequadamente. Animais de pelo longo ou denso exige uso de secadores. Animais de pelo curto pode usar somente toalhas.

– Coloque um chumaço de algodão seco ou “parafinado” em ambos ouvidos. Verifique com o seu Veterinário o tamanho adequado e como colocar, para que não entre muito dentro do ouvido e que depois não possa retirá-lo.

– Comece molhando as pernas do animal e depois o dorso para que se acostume com a temperatura da água.

– Com o animal tranqüilo e quieto molhe a cabeça, levando a água com as mãos e esfregando gentilmente. Cuidado com olhos e ouvidos. Nessa região recomendamos um xampu de criança que não arda os olhos. Para proteger os olhos podemos colocar uma pomada lubrificante própria de acordo com a prescrição do seu Veterinário. Enxágüe a cabeça logo em seguida.

– Passe então a esfregar o corpo e membros com o xampu recomendado pelo Veterinário (neutro ou medicinal de acordo com a pele e pelo do animal). Enxágüe e repita a operação pelo menos mais uma vez. Aproveite o banho para verificar possíveis nódulos, feridas, presença de pulgas ou carrapatos etc, e se algo diferente observar comunique o seu Médico Veterinário.

-Depois de enxaguado e limpo, deve retirá-lo do local do banho e colocar em um local para secar. Não se esqueça de retirar o algodão dos ouvidos. Se for usar somente toalha ou secador vai depender do pelo do animal. Se for verão e tiver sol, pode secá-lo ao sol para facilitar.

– Depois de seco, dê um agrado como afagos, um petisco e até mesmo um passeio para condicioná-lo a associar o banho a algo agradável e prazeroso.

– Uso de perfumes e fitas ficam a critério do proprietário e deve-se observar se ele não tem alergia ou se não vai ficar incomodado depois.

– E alguns casos, depois do banho, alguns animais necessitam de preventivos para pulgas e carrapatos sempre sob orientação do Médico Veterinário. Recomendamos que esses medicamentos sejam usados somente no dia seguinte com o pelo realmente seco.

– Tosa e corte de unhas deve ser feito somente pelo tosador com instrumentos apropriados.

Boa sorte, e que os banhos sejam realmente momentos de muito prazer e cumplicidade…

Se precisar de tosa, corte de unhas ou mesmo de um bom banho, procure o nosso Banho e Tosa. Atendemos de domingo a domingo com hora marcada. Agende um horário pelo telefone 3743 2142

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias