Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Como dar medicamento via oral para o meu cachorro?

Dar medicamentos para um cão pode ser uma árdua tarefa e às vezes impossível.

Infelizmente, um dia teremos que fazer isso e quanto antes condicionarmos o animal a ser manipulado e a abrir a boca mais fácil pode ser essa tarefa.

Por isso, é importante perder alguns minutos por dia com o seu filhote, manuseando-o e inspecionando-o para que se acostume a isso. Isso vale para escovar os dentes, limpar os ouvidos, cortar unhas ou mesmo fazer um exame de pele e pelo. Abrir a boca e fazer uma inspeção pode ajudar o seu cão a se acostumar e pode te ajudar no futuro se ele precisar ser medicado por via oral.

Como dar comprimidos e/ou cápsulas:

Para dar comprimido para o cão, deslize o dedo indicador e o polegar para o espaço atrás dos dentes caninos e pressione as bochechas de ambos lados para cima no céu da boca. Como a boca começa a se abrir, pressione o maxilar inferior com o polegar oposto. Comprima ambos os lábios de cima em direção aos dentes e assim ele não fecha a boca, pois pode doer.

Coloque o comprimido sobre a língua no meio da boca. Se você colocar o comprimido muito para a frente ou para o lado da língua, o cão vai cuspi-lo. Feche a boca do cão e massageie ou esfregue a garganta até que ele a engula. Se o cão lamber o nariz, o comprimido foi ingerido. Soprando brevemente no nariz do cão também pode levá-lo a engolir rapidamente o comprimido. Você também pode dar a ele uma seringa cheia de água para ter certeza que ele o engoliu, ou dar ao cão um brinde (petisco) após receber o comprimido, fazendo com que se condicione a isso.

Não quebre ou esfarele o comprimido, pois pode ter um sabor ou mesmo cheiro desagradável que alguns cães não aceitam bem. Alguns comprimidos também têm uma camada protetora que é importante para a libertação retardada do medicamento no intestino e se o esmagar irá destruir o revestimento.

Alguns comprimidos podem ser administrados junto de alimentos. Isso pode ser feito, fazendo-se pequenas “almôndegas” de comida de cachorro, com o “polenguinho” ou outro produto que tenha um forte odor para disfarçar o cheiro do comprimido.

Há também guloseimas comerciais disponíveis feitas especificamente para administração de medicamentos que são pegajosas o suficiente para dificultar que o cão separe o comprimido, enquanto come o petisco. Existem também os “Pockets” que permitem colocar os comprimidos dentro.

Medicamentos líquido, gotas ou xaropes:

Medicamentos líquidos ou diluídos podem ser administrados na bochecha entre os molares ou sobre a língua. Uma seringa de plástico, sem a agulha pode ser usada para oferecer esse medicamento líquido.

Para colocar sobre a língua, da mesma forma que os comprimidos, aperte os lábios do cão junto aos dentes, afastando o maxilar da mandíbula, abrindo levemente a boca. Insira a ponta da seringa na abertura inclinando levemente o queixo para cima ajudando-o a deglutir. O cão vai engolir automaticamente. Procure dar sempre uma pequena quantidade de líquido ou diluir as gotas em uma quantidade pequena de água. O veterinário vai auxiliá-lo nessa tarefa. Não tente dar o líquido se ele se engasgar ou tossir.

Lembre-se todo medicamento só deve ser dado ao animal com orientação do médico veterinário.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?