Dar medicamentos para um cão pode ser uma árdua tarefa e às vezes impossível.
Infelizmente, um dia teremos que fazer isso e quanto antes condicionarmos o animal a ser manipulado e a abrir a boca mais fácil pode ser essa tarefa.
Por isso, é importante perder alguns minutos por dia com o seu filhote, manuseando-o e inspecionando-o para que se acostume a isso. Isso vale para escovar os dentes, limpar os ouvidos, cortar unhas ou mesmo fazer um exame de pele e pelo. Abrir a boca e fazer uma inspeção pode ajudar o seu cão a se acostumar e pode te ajudar no futuro se ele precisar ser medicado por via oral.
Como dar comprimidos e/ou cápsulas:
Para dar comprimido para o cão, deslize o dedo indicador e o polegar para o espaço atrás dos dentes caninos e pressione as bochechas de ambos lados para cima no céu da boca. Como a boca começa a se abrir, pressione o maxilar inferior com o polegar oposto. Comprima ambos os lábios de cima em direção aos dentes e assim ele não fecha a boca, pois pode doer.
Coloque o comprimido sobre a língua no meio da boca. Se você colocar o comprimido muito para a frente ou para o lado da língua, o cão vai cuspi-lo. Feche a boca do cão e massageie ou esfregue a garganta até que ele a engula. Se o cão lamber o nariz, o comprimido foi ingerido. Soprando brevemente no nariz do cão também pode levá-lo a engolir rapidamente o comprimido. Você também pode dar a ele uma seringa cheia de água para ter certeza que ele o engoliu, ou dar ao cão um brinde (petisco) após receber o comprimido, fazendo com que se condicione a isso.
Não quebre ou esfarele o comprimido, pois pode ter um sabor ou mesmo cheiro desagradável que alguns cães não aceitam bem. Alguns comprimidos também têm uma camada protetora que é importante para a libertação retardada do medicamento no intestino e se o esmagar irá destruir o revestimento.
Alguns comprimidos podem ser administrados junto de alimentos. Isso pode ser feito, fazendo-se pequenas “almôndegas” de comida de cachorro, com o “polenguinho” ou outro produto que tenha um forte odor para disfarçar o cheiro do comprimido.
Há também guloseimas comerciais disponíveis feitas especificamente para administração de medicamentos que são pegajosas o suficiente para dificultar que o cão separe o comprimido, enquanto come o petisco. Existem também os “Pockets” que permitem colocar os comprimidos dentro.
Medicamentos líquido, gotas ou xaropes:
Medicamentos líquidos ou diluídos podem ser administrados na bochecha entre os molares ou sobre a língua. Uma seringa de plástico, sem a agulha pode ser usada para oferecer esse medicamento líquido.
Para colocar sobre a língua, da mesma forma que os comprimidos, aperte os lábios do cão junto aos dentes, afastando o maxilar da mandíbula, abrindo levemente a boca. Insira a ponta da seringa na abertura inclinando levemente o queixo para cima ajudando-o a deglutir. O cão vai engolir automaticamente. Procure dar sempre uma pequena quantidade de líquido ou diluir as gotas em uma quantidade pequena de água. O veterinário vai auxiliá-lo nessa tarefa. Não tente dar o líquido se ele se engasgar ou tossir.
Lembre-se todo medicamento só deve ser dado ao animal com orientação do médico veterinário.