Muitas pessoas hoje possuem aves exóticas dentro de casa como animais de estimação. Calopsitas, Papagaios, Periquitos estão entre as aves mais comuns encontradas dentro de casas e apartamentos.
Quando as aves ficam soltas dentro de casa, temos que tomar cuidado com janelas (que devem ser teladas), com os cães e principalmente com os gatos que podem instintivamente tentar caçá-las.
Para que fiquem soltas e não se envolvam em perigo ou fujam de sua casa, já que elas são aves exóticas que não tem condições de viver soltas na natureza, devemos tomar o cuidado de aparar regularmente as penas das asas.
Para isso procure um Veterinário e depois de aprender, pode fazer isso em casa sem problemas.
Segue abaixo algumas regras para poder fazer isso em casa com segurança sem machucar a sua ave:
1. Peça a um veterinário para mostrar o quanto cortar da primeira vez, e fazer anotações para que você saiba como aparar as penas em sua própria casa. Normalmente as duas primeiras penas primarias devem ser preservadas.
2. Peça a alguém para ajudá-lo a segurar o pássaro.
3. Examine todas as penas da asa, identificando e separando as duas primeiras penas primárias de fora para dentro. (ver imagem 2). Essas penas não devem ser cortadas, mantendo a estética da asa e evitando que se machuque ao tentar voar (consegue somente voo baixo e curto). Você pode cortar também todas as penas (foto 1), ficando menos estético e impedindo mesmo voos baixos e curtos. Nesse caso a ave somente anda.
4. Identifique as penas emergentes, menores e que têm sangue nos eixos. Estas penas não devem ser cortadas, pois irão sangrar.
5. Localize as penas primárias em cada asa. Estas penas começam na ponta da asa e são seguidos por grupos secundários e terciários de penas.
6. Use uma tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, logo abaixo das penas de proteção (penas pequenas) que recobrem as penas de voo (primárias). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo de ambas as asas.
7. Se você cortar ou danificar uma pena de sangue, arranque-a na base com uma pinça ou alicate de ponta fina para impedir uma perda de sangue maior e procure um Veterinário.
8. Certifiquem-se de cortar as penas das duas asas de maneira uniforme, cortando somente uma das asas você irá deixar o pássaro desequilibrado.
O corte das penas é indolor, mas a maioria das aves não gosta principalmente da contenção. As penas cortadas, somente irão crescer na próxima muda de penas, em torno de 10 a 12 meses depois.