Home / CÃES / Casos Clínicos / Cisto salivar ou Sialocele

Cisto salivar ou Sialocele

09 / maio / 2011



O Spike (Jack Russel) apareceu com um aumento de volume na parte de baixo do maxilar, perto do pescoço de um dia para outro. Sua dona, Ana Maria trouxe imediatamente ao PetCare.

No exame clinico era um aumento macio e dava a impressão de ter liquido dentro. Puncionamos com uma seringa e agulha e veio um liquido grosso e sanguinolento que achávamos se tratar de saliva.

Ao corarmos uma lamina com um esfregaço do material puncionado vimos varias células de glândula salivar, alguns glóbulos brancos devido ao processo inflamatório e cristais (apontados por setas vermelhas na imagem abaixo)

Cães assim como humanos têm cálculos (pedrinhas) em glândula salivar que acabam obstruindo o ducto salivar e o material começa a se acumular formando um cisto. Muitas vezes este cisto aparece embaixo da língua e na maioria deles a resolução é cirúrgica.

Em pessoas muitas vezes os médicos mandam chupar limão e outros alimentos que estimulam a salivação e o calculo (pedra) caminha.

Em cães é impossível fazer isso. Pedimos para fazer compressas e administramos antibióticos em caso de um ducto estar infeccionado.

Vamos ver o que acontecerá .

Em outros cães extravasamento de saliva pode acontecer por briga, onde um animal morde o outro na região do pescoço. Nesse caso o prognostico é pior pois pode acarretar no rompimento ou laceração da glândula salivar e a saliva acaba indo para o espaço subcutâneo.

Muitas vezes a resolução também e cirúrgica.

Outro exemplo de cão com Sialocele


Pin It on Pinterest