Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Ceia de Natal: mantenha os pets longe das guloseimas

De acordo com o dr. Alex Lafarti de Sena, responsável pelas orientações nutricionais do Hospital Veterinário Pet Care, é de extrema importância que os donos não ofereçam a comida natalina aos bichos. Isso porque os alimentos costumam ser muito condimentados e inadequados para o organismo de cães e gatos.

O médico alerta também para o perigo contido nos ossos de aves e carnes ou caroços de frutas, que podem causar obstrução do esôfago e intestinos dos animais. “Os cães tendem a não mastigar os alimentos e podem engolir tudo isso sem parcimônia, ocasionando obstruções ou mesmo ficando paradas no estômago”. Já os alimentos mais condimentados ou diferentes da dieta usual dos cães e gatos podem causar diarreia, vômito e desconforto abdominal.

Bom senso

Os donos de cães e gatos bem sabem que nem sempre é fácil resistir a carinha de “pidões” dos animais, mas o dr. Alex chama atenção para a importância de não deixar os pets mal acostumados. Para o especialista uma boa forma de driblar o problema é manter os bichos longe da mesa de jantar, deixando um pratinho com a ração deles separado.

Outro truque é oferecer alguns petiscos ou pedaços de frutas como maçã e banana, lembrando sempre de cuidar com os excessos. Ainda sobre os exageros, o médico orienta que bebidas alcoólicas jamais sejam oferecidas aos animais. “Isso pode ser tóxico e causar vômitos e alterações de comportamento. Essa oferta seria de extrema irresponsabilidade”.

O dr. Alex conta que apesar de muitas de suas orientações parecerem óbvias, ainda são muito comuns casos de emergência envolvendo excessos alimentares. “Principalmente no fim do ano atendemos muitas gastroentrites (vômitos e diarreias causados por alimentos gordurosos ou condimentados), presença de corpos estranhos no estômago, como espetinhos de churrasco, ossos e caroços ou ainda intoxicação por chocolate ou macadâmia (ambos tóxicos para os cães)”.

Para finalizar o especialista explica que bom senso e moderação são fundamentais. “Tudo isso para evitar uma visita de emergência ao veterinário, endoscopia e não raramente, cirurgias, acabando com as festas de final de ano”.

Para ler o artigo na íntegra acesse a página do site da Pet Mag.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias