Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Castração Precoce em Cadelas e Gatas

Castração Precoce em Cadelas e Gatas

04 / fev / 2011

Ovariosalpingohisterectomia (OSH) é o termo médico para castração ou esterilização de cadelas e gatas. O procedimento consiste na remoção cirúrgica dos ovários e útero. Se os ovários não são removidos elas continuam apresentando os períodos de cio e atração do macho, porém não desenvolve a gestação, mas essa condição não é indicada. A castração precoce consiste na realização da OSH antes do primeiro cio, ou seja, entre o quinto e sétimo mês de vida.

Essa cirurgia é um procedimento simples, porém em se tratando de uma cirurgia abdominal, requer anestesia geral, centro cirúrgico e os cuidados básicos de assepsia.

A prevenção da gestação e períodos de cio são as principais razões para esse procedimento, porém sabe-se que quando realizada antes do primeiro cio diminui-se consideravelmente a incidência de tumores de mama na vida futura da cadela.

Quais são as vantagens desse procedimento?

–       Ausência de períodos de cio

–       Diminuição do número de cães e gatos abandonados

–       Controle de infecções uterinas na vida futura.

–       E principalmente, diminuição na incidência do câncer de mama nas cadelas castradas antes do primeiro cio.

Dúvidas mais freqüentes a respeito da castração

1. A castração deixará minha cadela mais preguiçosa e obesa?

Não.  A obesidade é causada por ingestão excessiva de calorias. O controle do peso deve ser feito através de controle alimentar e prática de exercícios.

2. A castração mudará a personalidade, disposição e inteligência?

Não.  A personalidade do cão não estará completamente formada antes de 1 a 2 anos de idade, por isso se houver mudança de  personalidade na cadela castrada precocemente, isso ocorreria sem a castração.

3. Existe algum problema associado à castração precoce?

Uma pequena porcentagem das fêmeas pode ter incontinência urinária quando se tornarem idosas. Isso pode ser normalmente controlado com o uso de medicações.

4.   Deve a minha cadela ter uma gestação antes da castração?

Não. Não existem vantagens em se permitir uma gestação na fêmea antes da castração.

Pin It on Pinterest