Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Castração Precoce em Cadelas e Gatas

Ovariosalpingohisterectomia (OSH) é o termo médico para castração ou esterilização de cadelas e gatas. O procedimento consiste na remoção cirúrgica dos ovários e útero. Se os ovários não são removidos elas continuam apresentando os períodos de cio e atração do macho, porém não desenvolve a gestação, mas essa condição não é indicada. A castração precoce consiste na realização da OSH antes do primeiro cio, ou seja, entre o quinto e sétimo mês de vida.

Essa cirurgia é um procedimento simples, porém em se tratando de uma cirurgia abdominal, requer anestesia geral, centro cirúrgico e os cuidados básicos de assepsia.

A prevenção da gestação e períodos de cio são as principais razões para esse procedimento, porém sabe-se que quando realizada antes do primeiro cio diminui-se consideravelmente a incidência de tumores de mama na vida futura da cadela.

Quais são as vantagens desse procedimento?

–       Ausência de períodos de cio

–       Diminuição do número de cães e gatos abandonados

–       Controle de infecções uterinas na vida futura.

–       E principalmente, diminuição na incidência do câncer de mama nas cadelas castradas antes do primeiro cio.

Dúvidas mais freqüentes a respeito da castração

1. A castração deixará minha cadela mais preguiçosa e obesa?

Não.  A obesidade é causada por ingestão excessiva de calorias. O controle do peso deve ser feito através de controle alimentar e prática de exercícios.

2. A castração mudará a personalidade, disposição e inteligência?

Não.  A personalidade do cão não estará completamente formada antes de 1 a 2 anos de idade, por isso se houver mudança de  personalidade na cadela castrada precocemente, isso ocorreria sem a castração.

3. Existe algum problema associado à castração precoce?

Uma pequena porcentagem das fêmeas pode ter incontinência urinária quando se tornarem idosas. Isso pode ser normalmente controlado com o uso de medicações.

4.   Deve a minha cadela ter uma gestação antes da castração?

Não. Não existem vantagens em se permitir uma gestação na fêmea antes da castração.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias