Ovariosalpingohisterectomia (OSH) é o termo médico para castração ou esterilização de cadelas e gatas. O procedimento consiste na remoção cirúrgica dos ovários e útero. Se os ovários não são removidos elas continuam apresentando os períodos de cio e atração do macho, porém não desenvolve a gestação, mas essa condição não é indicada. A castração precoce consiste na realização da OSH antes do primeiro cio, ou seja, entre o quinto e sétimo mês de vida.
Essa cirurgia é um procedimento simples, porém em se tratando de uma cirurgia abdominal, requer anestesia geral, centro cirúrgico e os cuidados básicos de assepsia.
A prevenção da gestação e períodos de cio são as principais razões para esse procedimento, porém sabe-se que quando realizada antes do primeiro cio diminui-se consideravelmente a incidência de tumores de mama na vida futura da cadela.
Quais são as vantagens desse procedimento?
– Ausência de períodos de cio
– Diminuição do número de cães e gatos abandonados
– Controle de infecções uterinas na vida futura.
– E principalmente, diminuição na incidência do câncer de mama nas cadelas castradas antes do primeiro cio.
Dúvidas mais freqüentes a respeito da castração
1. A castração deixará minha cadela mais preguiçosa e obesa?
Não. A obesidade é causada por ingestão excessiva de calorias. O controle do peso deve ser feito através de controle alimentar e prática de exercícios.
2. A castração mudará a personalidade, disposição e inteligência?
Não. A personalidade do cão não estará completamente formada antes de 1 a 2 anos de idade, por isso se houver mudança de personalidade na cadela castrada precocemente, isso ocorreria sem a castração.
3. Existe algum problema associado à castração precoce?
Uma pequena porcentagem das fêmeas pode ter incontinência urinária quando se tornarem idosas. Isso pode ser normalmente controlado com o uso de medicações.
4. Deve a minha cadela ter uma gestação antes da castração?
Não. Não existem vantagens em se permitir uma gestação na fêmea antes da castração.