Há algumas semanas atentemos a Mel, uma Lhasa Apso de 1 ano de idade que começou a mancar do membro traseiro. O diagnóstico pelo avaliação clínica e exame de rx foi de NECROSE DE CABEÇA DE FÊMUR, doença que acontece em cães jovens de raça pequena. Ela foi operada e hoje voltou para retirar os pontos. Agora devemos intensificar os exercicios e fisioterapia para a sua recuperação completa.
NECROSE DE CABEÇA DE FÊMUR
Essa doença acontece pela degeneração espontânea da cabeça do osso do fêmur no encaixe da bacia, também conhecida como articulação coxofemural levando a inflamação articular (osteoartrite).
A causa exata da doença é desconhecida. É comumente visto em filhotes (de 5 meses até 1 ano de idade) de raças pequenas, miniaturas e toys como Poodle, Pinscher, Lhasa Apso, Chihuahua, Yorkshire, Maltes entre outras.
Sintomas mais comuns:
– Claudicação (mancar) de início gradual se intensificando com o passar do tempo.
– Muita dor no local (encaixe do osso do fêmur na bacia)
– Atrofia muscular (com o passar do tempo)
Causas: A causa exata é desconhecida, embora alguns pesquisadores sugerem que ela está relacionada a interrupção de fornecimento de sangue para a cabeça do fêmur.
Diagnóstico:
Baseado na história clínica acontecendo em cães jovens de raça pequena que apresentam claudicação do membro pélvico (traseiro). A confirmação se dá pelo exame de RX.
Tratamento:
Exclusivamente cirúrgico, acompanhado depois de repouso por alguns dias e fisioterapia para ajudar na recuperação da musculatura e dos movimentos. O prognóstico é otimo e o animal volta a ter uma vida normal depois do tratamento cirúrgico.
Essa doença também recebe o nome de Doença de Calvé-Perthes ou Necrose Asséptica da Cabeça do Fêmur.