A hipertensão é caracterizada pela elevação anormal da pressão arterial e pode ocorrer tanto nos humanos quanto em cães e gatos. Nos animais, a hipertensão acontece de forma secundária, ou seja, é uma doença causada por outras patologias, como diabetes, hiperadrenocorticismo, feocromocitoma e doenças renais.
Se não for controlada, a hipertensão pode causar lesões sérias no coração, nos olhos, no cérebro ou nos rins, ocasionando insuficiência cardíaca, cegueira, acidente vascular cerebral e insuficiência renal, respectivamente.
Os aparelhos de pressão arterial utilizados nos humanos não servem para a mensuração em cachorros e gatos. Para medir a pressão arterial nos animais, existem dois métodos, o direto, que é realizado por meio de cateterismo arterial, e o indireto, que utiliza um aparelho especial com Doppler.
Como nesse caso da nossa paciente Cookie, tendo a pressão arterial mensurada por meio de aparelho especial com doppler:
Geralmente a pressão arterial ideal dos cães e gatos é semelhante ao dos humanos (120/80 mm Hg), mas pode variar de acordo com o tamanho e raça do animal.
A hipertensão em cães e gatos é uma doença silenciosa, que dificilmente apresenta sintomas.
Assim como nós, o ideal é que seja feito o monitoramento periódico da pressão arterial do animal desde cedo, para descobrir possíveis alterações.
A rede PetCare de Hospitais Veterinários 24 horas conta com equipamentos e profissionais capacitados para o atendimento de animais com hipertensão.