Home / CÃES / Casos Clínicos / Acidentes com Escada Rolante Acontecem Quase Todo Dia

Já postamos esse assunto antes, mas esses acidentes são tão comuns que estamos mandando mais esse alerta. Parece improvável, mas é muito comum acidentes com cães em escadas rolantes. Muitos Shoppings Centers de São paulo permitem animais nas áreas comuns e assim tornou-se corriqueiro vermos pequenos animais nas coleiras passeando pelos corredores do Shopping.

Apesar dos avisos adesivados nas escadas rolantes orientando a não deixar animal na escada, ou seja que deve ser carregado no colo, tomar cuidados com crianças e carrinhos, alguns proprietários, distraidamente, não observam essas orientações e os acidentes acontecem.

Quando esses cães sobem ou descem as escadas rolantes nada acontece até que cheguem ao final quando os pelos das patinhas (principalmente nos animais mais peludos) se enroscam na engrenagem da escada e causa grandes lesões , inclusive amputação das falanges – arrancamento dos dedos.

Cortes, arrancamento de unhas ou arrancamento de dedos estão entre as lesões mais comuns nesse tipo de acidente. Todas causam muita dor e sangramento abundante.

Esses animais devem ser levados ao Médico Veterinário para atendimento emergencial e realização de curativos, suturas e cirurgias, na dependência do trauma causado.

Para isso vale a recomendação de NUNCA deixar o seu animal subir/descer nas escadas rolantes no chão. Se o animal for pequeno leve-o no colo e se for grande use o elevador ou as escadas.

Na semana passada atendemos mais um Yorkshire que se acidentou na escada rolante de um Shopping Center. Nesse caso ele perdeu duas unhas e, em um primeiro momento, somente foi suturado. Mas nessa semana tivemos que amputar os dois dedos devido a complicações do acidente.

Observe que essa raça é peluda e nesse caso o trauma é maior, pois os pelos ficam enroscados na escada e o movimento dela acaba arrancando os dedos.

Esse lindo Yorkshire foi a última vítima. Está se recuperando da cirurgia pós acidente em escada rolante.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar

A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

Odontologia veterinária: anestesia geral é segura?

A Odontologia Veterinária é uma área da medicina veterinária que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças dentárias e orais dos animais Quem nunca sentiu medo de levar seu pet para fazer um procedimento que precisa de anestesia? A gente fica apreensivo,...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

Nicolas em recuperação da cirurgia da coluna

O Nicolas é cãozinho da raça Shih Tzu, tem nove anos e veio ao Pet Care Tatuapé com a sua tutora Rosinei pois estava com muita dor na coluna cervical (pescoço) e com dificuldade de locomoção. Ele precisou passar por uma cirurgia na coluna e, para que sua recuperação...

Mais Categorias