Todo ano atendemos pelo menos 5 animais intoxicados pela ingestão de maconha. Os cães tem atração pela erva em natura e rapidamente ingerem o que acham dela pela frente. Todo cuidado é pouco pois pode ser mortal se a dose ingerida for alta.
Abaixo um descritivo sobre a ingestão ou inalação desta em cães:
Intoxicação por Maconha em Cães
O intoxicação pode ocorrer por inalação ou ingestão. O mais comum em cães é a ingestão da planta.
O grau de intoxicação depende da quantidade ingerida e os sinais clínicos mais comuns incluem sintomas neurológicos e gastrointestinais. O principio ativo tóxico na maconha é o Tetrahydrocannabinol (THC). O contato das toxinas com a mucosa gastrointestinal vai causar irritação que invariavelmente resultará em vômitos. Após a ingestão a absorção das toxinas pelo trato gastointestinal acontece rapidamente e estas serão eliminadas gradativamente pelas fezes (45%), urina (16,5%) e bile (55%), sendo que a eliminação completa pode demorar em torno de 5 dias.
Quando o contato for por inalação a absorção se dá pelo sistema respiratório não ocorrendo os sinais gastrointestinais.
É muito difícil precisar o grau de intoxicação que ocorrerá pois depende da quantidade ingerida e/ou inalada e do grau de pureza da droga.
Os sinais clínicos, incluem depressão, desorientação, ataxia e ou coma. Podemos observar vômitos, diarréia assim como bradicardia (coração bate devagar) e/ou taquicardia (coração bate muito rápido) . Pode ocorrer aumento ou diminuição da temperatura corporea. Devido a ocorrência de midríase (dilatação da pupila) apresenta então fotofobia e o olhar fica vidrado.
Os primeiros sinais ocorrem de 5 minutos a 12 horas pós exposição, sendo que a maioria deles ocorre entre 1 e 3 horas. A duração dos sinais clínicos variam de 30 minutos a 3 dias, sendo o mais comum de 18 a 24 horas, dependendo sempre da quantidade ingerida e grau de pureza da droga.
O objetivo do tratamento é a terapia de suporte de acordo com os sinais clínicos apresentados.
Deve-se induzir o vômito quando a ingestão ocorrer em 1 a 2 horas, assim como lavagem gástrica.Quando ocorrer intensa excitação o animal deve ser sedado. A toxidade quase nunca é fatal e se recupera em 3 dias.