Seu gato idoso anda com um comportamento estranho? Fique atento ao Hipertireoidismo!
O Hipertireoidismo é uma doença hormonal comum em felinos idosos. Trata-se do aumento da produção dos hormônios da tireoide (T3 e T4) causado pela presença de nódulo na glândula.
Os principais sintomas apresentados pelos animais são:
– Emagrecimento
– Aumento do apetite
– Aumento da ingestão de água
– Aumento da produção de urina
– Hiperatividade
– Agressividade
– Pêlos opacos e quebradiços
Alguns animais também podem apresentar vômitos e diarreias sem causa aparente. Podem, ainda, desenvolver doença cardíaca.
Ao exame físico, nota-se um aumento de volume na região ventral do pescoço, indicando a presença de nódulo na tireoide. O diagnóstico é confirmado através da dosagem do hormônio tireoideano (T4). Se este estiver elevado, associado aos sinais e sintomas descritos, o seu animal tem hipertireoidismo.
Se você percebeu que seu gatinho idoso que dormia a maior parte do tempo, agora está com um comportamento “estranho”, mais agitado, miando mais, com aumento de apetite – porém perdendo peso, bebendo mais água e urinando mais, recomendamos levá-lo para uma avaliação geral. Somente o Médico Veterinário poderá confirmar a suspeita clínica e indicar a melhor forma de tratamento.
O Petcare Hospital Veterinário conta com uma equipe de especialistas em Medicina Felina, Endocrinologistas e Cardiologistas em todas as suas unidades.