Home / CÃES / Cuidados com seu filhote / Por que devemos dar vermífugos para todos os filhotes?

Assim como as crianças, os filhotes de cães e gatos estão mais suscetíveis a infestações por parasitas intestinais.

Quer seja pela ausência de resistência aos parasitas, por que coloca tudo na boca ou por que teve contato direto com cães ou áreas contaminadas, praticamente todos os filhotes tem infestações por parasitas intestinais e por isso devem ser vermifugados antes de iniciar o esquema de vacinas.

A nossa recomendação é que todos filhotes a partir de 25 a 30 dias de vida recebam a dose de vermífugo de acordo com o peso deles e somente o Médico Veterinário é que pode definir qual a dose e qual o melhor vermífugo a ser usado.

Desse modo todos devem receber essa primeira dose e depois reforços periódicos. Depois de adulto recomendamos a vermifugação a cada 4 ou 6 meses de acordo com o risco de reinfestação.

Animais que saem à rua e tem contato com outros cães têm mais chance de se reinfectar, mas mesmo assim a infestação sempre será menor e menos agressiva do que em filhotes, pois com a idade adquirem certa resistência aos parasitas.

Todos os cães andam na rua ou outros locais potencialmente contaminados, além disso, nós trazemos para casa alguns ovos de parasitas nas solas de sapatos e é impossível impedir o animal de lamber as patas ou mesmo o chão.

Por essas razões, podemos acreditar que todos têm algum grau de infestação de parasitas, devendo ser controlados com medicamentos e hábitos de higiene ambiental, sempre sob orientação do seu Médico Veterinário.

Os parasitas mais comuns em cães e gatos são:

–  Toxocara, popularmente conhecida por “lombriga dos cães”.

Ancylostoma, conhecido por bicho geográfica, muito comum nas praias e areias de parques.

Dipilidium, que uma parte de uma tênia.

Giárdia, também conhecida como amebíase.

Tricuris entre outros.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias