Muitas pessoas procuram por informações sobre Gatos Persas e até mesmo dicas de especialistas em animais dessa raça. Como atendemos muitos gatos desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas, características e a história do Persa:
Os Persas, muito provavelmente, descendem dos gatos Angorá Turcos, que foram trazidos pelos comerciantes de suas viagens para a Turquia e Irã (Pérsia). Por muitos anos, esses felinos de pelo semi longo fizeram parte da aristocracia europeia.
No final do século XIX, os britânicos amantes de gatos começaram a cruzar estes Angorás com outras raças, criando felinos com a pelagem mais longa e densa, dando origem ao que seria, hoje, a raça mais popular de gatos no mundo: os Persas de pelo longo.
Esses felinos existem nas mais variadas colorações e padrões. Nos Estados Unidos da América são conhecidos como “Persas” e são agrupados em sete divisões relacionadas à cor, para propósito de exposições:
1 – Sólida
2 – Prata e dourada
3 – Shaded e fumaça
4 – Tabby
5 – Bicolor
6 – Particolor
7 – Himalaia
Na Austrália e Nova Zelândia, porém, são classificados como Persas, sendo as cores apenas variantes do mesmo grupo. Já no Reino Unido são denominados “Gatos de Pelo Longo” e cada cor é classificada como uma raça diferente.
Todos os gatos Persas apresentam o corpo arredondado e forte, com a face e cabeça redondas, pernas curtas e espessas, focinho curto (chamado braquicefálico) e olhos arredondados. Apresentam ainda as chamadas pelagens duplas, que consistem em subpelos macios e longos e pelos de guarda mais ásperos, que podem atingir cerca de 12cm de comprimento.
Os Persas são utilizados em todo o mundo para o desenvolvimento de novas raças, como o Birmanês, o Selkirk Rex e o British Shorthair, para a introdução de novas cores e, em muitos casos, para melhorar a conformação e o formato do crânio em certas raças.
No entanto, cada vez mais os criadores tendem a produzir animais de focinhos mais achatados, o que acaba acarretando em diversos problemas para o animal, como dentição deficiente, má conformação das mandíbulas, problemas respiratórios, obstrução de glândulas lacrimais, entre outros.
Esses gatos são extremamente tranquilos, miam pouco, são carinhosos e podem passar horas deitados em seu lugar favorito, sem ligarem a mínima para o que está acontecendo ao seu redor. Adoram ser mimados, não gostam de brigas e geralmente se dão bem com outros gatos, cães e crianças. Devido ao seu temperamento, se dão muito bem em ambientes sem acesso à rua, como apartamentos e casas.
Vale ressaltar que o Persa necessita de cuidados frequentes, como a escovação diária de seu pelo e a limpeza dos olhos, sendo perfeito para as pessoas que procuram um companheiro dócil e que gostam de dedicar tempo à escovação e cuidados diários.