Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / A IMPORTÂNCIA DE EXAMES PRÉ-CIRÚRGICOS

A realização de uma cirurgia, mesmo que eletiva e em um animal saudável, envolve riscos. Por isso é importante termos certeza de que minimizamos os riscos eliminando doenças ou alterações sanguíneas e cardiológicas que poderiam colocar o paciente em risco durante a anestesia e cirurgia.

Por isso, aqui no Pet Care, todos animais submetidos a procedimentos cirúrgico e/ou anestésicos passam em avaliação com um Veterinário, independente da idade e do estado geral, e esse Médico vai determinar quais exames são necessários para a avaliação pré-cirúrgica.

Normalmente, um exame cardiológico com eletrocardiograma e/ou ecocardiograma, avaliação de pressão arterial e um exame de sangue com hemograma/plaquetas e função renal são sugeridos para a maioria dos pacientes.

Nessa semana vimos mais um exemplo da importância desses exames. O Chico é um cão SRD de 6 meses de idade adotado da rua há aproximadamente 4 meses que na época da adoção estava infestado de carrapatos. Ele foi medicado e os carrapatos desaparecerem. Ele foi acompanhado nas vacinas e vermifugado adequadamente, tendo um crescimento normal e aparentemente saudável. Não tinha e não tem nenhum sinal clínico aparente de qualquer doença: come bem, é ativo, tem boa aparência, pelo bonito e muita energia.

Ele esteve aqui no final de semana para coleta de exames pois vamos fazer uma cirurgia de castração nele e depois da coleta de exames descobrimos que ele tinha alteração no número de leucócitos (células de defesa) e de plaquetas (células de coagulação). Essas alterações são sugestivas de Doença do Carrapato (Erlichiose) e então decidimos por fazer um teste de sorologia que confirmou nossa suspeita. O exame deu positivo!!

Ele tem a doença do carrapato e agora está em tratamento antes de fazer a cirurgia.

Mesmo estando sem sintomas, o número diminuído de plaquetas poderia colocá-lo em risco para a cirurgia, podendo ter hemorragias e dificuldade de cicatrização. Além disso, ele poderia desenvolver a doença a qualquer momento.

Agora vamos esperar a normalização dos exames (com o tratamento adequado) antes de fazer a cirurgia de castração.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias