Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / POR QUE CORTAR AS UNHAS DOS CÃES E GATOS?

Assim como as nossas unhas, as unhas dos cães e gatos também crescem continuamente e necessitam de desgaste natural ou então devem ser cortadas.

Os cães gastam suas unhas com as atividades normais de caminhada e contato (atrito) com o solo.

Animais que vivem, em apartamentos e/ou pisos lisos tem que ter as suas unhas cortadas (aparadas) periodicamente. Se não cortamos as unhas elas acabam interferindo na “pisada” do animal e então causam deformidades posturais, perda de equilíbrio e, muitas vezes, quedas por escorregar no chão (perdem o contato das almofadinhas).

Se as unhas estiverem muito grandes podem inclusive entrar na pele do animal (depois de fazer uma curva natural do seu crescimento) e causar muita dor, principalmente a unha do “dedão” que não encosta no chão nunca. Outras vezes essas unhas muito grandes e longas se quebram naturalmente ou são arrancadas acidentalmente quando se enroscam em algo como cobertores, roupas, causando muita dor e sangramento.

Animais mais velhos que andam pouco também apresentam suas unhas mais compridas piorando ainda mais o já deficiente equilíbrio e causando dor e desconforto ao caminhar. Nesses animais o corte das unhas deve fazer parte dos cuidados paliativos de manutenção do animal senil, pois a unha curta vai ajudar muito na caminhada já limitada desses animais impedindo que sofram quedas por desequilíbrio.

Já os gatos, normalmente, gastam suas unhas nas famosas “arranhadas” nos móveis e troncos de árvores. Esse hábito felino, muitas vezes, pode ser suficiente no controle do desgaste das unhas.

Às vezes, vemos alguns gatos com unhas compridas, pois não gastam e, às vezes, não tem onde aranhar as unhas e assim devem ser cortadas. Outro motivo para cortar as unhas dos gatos é evitar alguns acidentes por arranhaduras, principalmente quando vamos medicar os animais, dar banho ou simplesmente pegá-los no colo.

Recomendamos o corte de unhas somente em Pet Shop ou no Veterinário, pois se não soubermos o limite de corte vamos causar sangramento intenso e muita dor.

Nas unhas mais claras o vaso que irriga a unha é facilmente identificado, mostrando assim o limite de corte. Já nas unhas escuras não podemos identificar esse limite e assim se cortarmos no local errado, então muito sangue vai sair daí. Nesses casos além da dor vamos causar um grande trauma no animal podendo inclusive, por memória negativa, não deixar mais cortar ou mesmo tentar morder para evitar o corte de unhas.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias