O tratamento da Pancreatite depende da intensidade dos sintomas, mas praticamente 100% dos animais devem ficar internados para tratamento de suporte e controle da dor.
Como a doença tende a causar alterações em outros órgãos e complicações sistêmicas (generalizadas), muitas vezes os sintomas vão se agravando com o passar do tempo mesmo que o animal esteja sob tratamento.
Alguns pacientes se recuperam em questão de horas (48 horas) e outros precisam de cuidados intensivos por mais de uma semana.
Em todos os casos o inicio do tratamento deve ser feito com o animal internado em jejum pelo menos até parar de vomitar.
O tratamento consiste em:
– Fluidoterapia (soro na veia).
– Descobrir a possível causa e eliminá-la (quando possível).
– Controle da dor com analgésicos injetáveis: A pancreatite causa muita dor!!!!!
– Controle dos vômitos e consequente jejum nesse período.
– Correção de distúrbios de eletrólitos.
– Transfusão de componentes do sangue (plasma).
– Em algumas vezes uso de antibióticos.
Como existem várias apresentações dos sintomas, o tratamento vai depender de cada caso e da sua evolução durante o tratamento.
De qualquer forma, a Pancreatite é uma doença muito grave e a internação do animal não só dará o suporte necessário para o correto tratamento, como aumentará consideravelmente as chances de cura do paciente.
O Hospital Veterinário Pet Care conta com internação e UTI em dois endereços, assim como laboratório clínico e possibilidade de transfusão de sangue todos os dias do ano.