Gatos de raça pura, especialmente aqueles que já receberam transfusão de sangue antes, são os que mais correm riscos de ter uma reação á transfusão do que outros animais. A maioria das reações, geralmente, ocorrem durante ou logo após a transfusão.
Sintomas mais comuns de uma reação:
Reação a uma transfusão de sangue pode ser aguda (imediata e que ocorre durante a transfusão) e a reação retardada ou tardia (que vai ocorrer depois da transfusão).
Sintomas agudos de uma reação à transfusão de sangue podem incluir febre, vômitos, fraqueza, falta de ar e choque seguido de colapso. Os sintomas de uma reação tardia geralmente não são aparentes e normalmente envolve a destruição das células do sangue transfundido, ou seja perde a eficiência da transfusão.
Muitos sintomas podem variar, dependendo da causa exata. Transfusão de sangue contaminado pode resultar em febre, choque e septicemia, causada pela presença de bactérias no sangue transfundido. Um grande volume de sangue, além do que o animal necessita ou muito rápido, pode causar tosse, vômitos e insuficiência cardíaca. Hipotermia, pode ocorrer quando o sangue é refrigerado e esta muito frio.
Causas
Há várias circunstâncias que podem ser responsáveis por uma reação da transfusão de sangue, como a transfusão de um tipo de sangue incompatível, transfusão de sangue contaminado, sobrecarga circulatória causada por quantidade muito rápida ou um volume além do necessário ou transfusão de sangue velho ou mal conservado (ou seja, devido a um aquecimento excessivo ou congelamento).
Diagnóstico
Um diagnóstico de reação de transfusão de sangue é baseada em sintomas que apresentam após a transfusão. Os testes incluem uma análise de urina (urina muito escura cor de chá ou coca-cola), avaliação da temperatura (febre ou hipotermia), avaliação da frequência cardíaca e respiratória entre outras.
Tratamento
Se o gato apresenta algum tipo de reação imediata a uma transfusão de sangue, o veterinário irá interromper imediatamente a transfusão e aplicar soro e medicamentos a fim de manter a pressão arterial e brecar os sintomas da “alergia”. O tratamento específico depende da causa e sintomas, e pode também ser administrado por meio de medicamentos.
Prevenção
Reações de transfusão de sangue podem ser evitada seguindo protocolo de transfusão de sangue padrão: verificação de tipos de sangue disponíveis, uma boa condição de doador de sangue para prevenir a infecção ou propagação de doença, e armazenamento adequado das bolsas de sangue. A Transfusão deve iniciar lentamente e deve ser monitorada passo a passo.