A papinha de desmame é uma “ração” que vai ser oferecida no período de desmame das ninhadas de cães, o que deve ocorrer em torno de 25 a 45 dias de vida.
Essa papinha seria uma dieta de transição entre o leite materno e a ração de filhote.
Existem várias marcas no mercado, normalmente em forma de um pó ao qual deve ser acrescentado água morna, formando então um alimento pastoso que deve ser oferecido aos filhotinhos em substituição ao aleitamento materno, que nessa idade se torna insuficiente para a alimentação desses cãezinhos em crescimento.
Essa papinha deve ser usada temporariamente até que os filhotes possam mastigar e comer a ração de filhote, geralmente em grãos secos e pequenos (de acordo com a raça e tamanho dos filhotes).
Se não for possível comprar essa papinha, você pode substituir por uma ração Super Premium de Filhote, batida em um processador ou liquidificador e depois acrescentando água morna, formando da mesma forma um alimento pastoso.
Deve ajudar os filhotes, em um primeiro momento, pois eles podem estranhar esse novo alimento ou mesmo a sua consistência, mas depois de alguns dias eles já comem bem e sem problemas.
Os filhotes ainda devem procurar a mãe para mamar, mas como tem menos fome, tendem a diminuir as mamadas e com isso já se inicia o processo de secagem do leite da cadela. Nessa época, as mamadas se tornam muito desconfortáveis para a mãe pois os filhotes, já com os primeiros dentinhos, machucam as mamas e causam muita dor e desconforto. Assim, é comum a mamãe fugir dessa obrigação e por isso é importante já estar oferecendo água e comida para os novos filhotes.
Nessa mesma época, quando já estiverem comendo a papinha, eles podem ser vermifugados de acordo com a prescrição do Médico Veterinário.