A Giárdia e um parasita que vive no intestino de vários animais, inclusive do homem, e causa diarreia, cólicas, dor de estômago e as vezes vômitos.
No cão, é bastante comum filhotes e animais que vivem em grupos como canis, criadores, lojas, hotéis etc. Geralmente causa muita diarreia e cólicas e pode debilitar muitos os filhotes.
O tratamento, as vezes, pode ser difícil, pois esse parasita vive em ambiente úmido e pode ficar nos pelos sujos de fezes dos animais, no chão, nas vasilhas de comida e de água e pode ficar ali por muitos meses. Também é comum passar de um animal para outro pelas fezes e materiais sujos, inclusive contaminar as crianças e adultos.
Por essa razão temos que ter muito cuidado no controle dessa doença e, sempre que um cão ou gato tiver diarreia crônica, fazer um exame de fezes para identificar a causa da diarreia. Além da Giárdia, outros parasitas podem causar a diarreia, e para cada um tem um tratamento diferente.
Para o tratamento e controle da Giárdia, existem uma serie de ações que incluem uso de medicamentos via oral, banhos do animal com xampus bactericidas, limpeza do ambiente com produtos especiais e também com o uso da vacinação anual.
Esse conjunto de ações pode ajudar a controlar a Giárdia na maioria dos cães, principalmente onde existem muitos cães vivendo juntos.
A vacina de Giárdia ficou fora do mercado por alguns anos e agora está de volta. Para os animais que vão iniciar a vacinação agora ou para aqueles que já fizeram a vacina em anos anteriores e vão voltar a ser vacinados, todos devem receber duas doses de vacina com intervalo de 21 a 30 dias e depois receber o reforço anual.
Entre em contato com o Pet Care pelos telefones 3740-2152 (Morumbi) ou no telefone 4305-9755 (Pacaembu) e agende um horário para fazer a vacinação, lembrando que deve ser feito duas doses com intervalo de 30 dias.