Quando os animais comem alguma coisa que não seja alimento, nós chamamos isso de “corpo estranho”. Ele pode ser um plástico (como saquinhos de supermercado e brinquedos), madeira (como pedacinhos de árvore e caroço de frutas), ossos (principalmente aquele ossinho de frango), metal (como agulhas, pregos e moedas), pano e fios (como linhas, barbantes e fitas).
Os fios formam um emaranhado e pode ficar preso desde o estômago até o fim do intestino, formando pregas no intestino, e neste caso chamamos de “corpo estranho linear”, e é muito mais comum em gatos do que em cachorrinhos.
Este filhote de Pit Bull, o Altair, de apenas 5 meses de idade, vive comendo as coisas que encontra no chão, ele esta na fase de exploração e quer experimentar tudo o que encontra ao seu redor. Em uma dessas explorações ele comeu alguns panos e brinquedos com fitas que formaram um “corpo estranho linear”. Ele chegou ao Pet Care com vômitos, diarreia e dor no abdômen.
No exame ultrassonográfico, observamos todo intestino pregueado, indicando que havia um corpo estranho linear. Foi feita uma cirurgia para retirar todo este emaranhado, que já se estendia desde o estômago até o finalzinho do intestino. Depois de uma cirurgia como esta, o Altair precisou ficar internado por dois dias para acompanhar o pós-operatório e iniciar a dieta especial antes de ele ir para casa. Ele ficou muito bem e foi para casa já no começo desta semana.
Os sintomas que podem aparecer quando seu animalzinho come um “corpo estranho linear” pode ser vômito, diarréia, pode parar de comer, sentir dor na barriguinha, pode até ficar com um pedaço de fio pendurado no ânus depois de defecar. Nestes casos, nunca puxe o fio, porque ele pode cortar o intestino por dentro!
É importante observar se o seu filhote tem tendência a comer brinquedos, panos, ou outros tipos de objetos e evitar que isso aconteça. Caso aconteça, ou observe alguns desses sintomas, leve-o imediatamente a uma de nossas unidades. Nós funcionamos 24 horas !