Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Como Escovar os Dentes do Seu Cão Regularmente…Pode Ser Fácil!!

Mau hálito, gengivite, retração gengival e perda dos dentes são as principais consequências do desenvolvimento da placa bacteriana e do acúmulo de tártaro (cálculo dentário) decorrentes do processo natural de mastigação sem o recurso da escovação regular dos dentes.

Somado a isso, podemos ainda relatar processos de endocardite (bactérias nas válvulas do coração), pielonefrite (bactérias vivendo nos rins) ambas provenientes da placa bacteriana e de abscessos dentários nos cães com casos graves de doença periodontal, principalmente em cães idosos.

Alimentação seca, de preferência ração, brinquedos abrasivos que estimulam a mastigação e a escovação no mínimo em dias alternados, estão entre as principais ações para prevenir o acúmulo de tártaro (cálculo dentário) e o desenvolvimento da doença periodontal com as complicações acima citadas.

É lógico que associado a isso existe a predisposição racial e individual. Existem aquelas raças que naturalmente acumulam mais tártaro, principalmente as raças pequenas como Yorkshire, Maltes, Poodle, Schnauzer, Lulu da Pomerânea, Cocker Spaniel entre outros.

Sabemos que nem todo cão permite a escovação e isso deve ser um hábito introduzido desde filhote para que ele seja condicionado a escovação através de treinamento e prêmio (petisco próprios que também ajudam na limpeza dos dentes). Cães mais velhos e/ou mais bravos podem inviabilizar a escovação e isso deve ser compensado com dieta adequada e visitas mais regulares ao veterinário para fazer o tratamento periodontal.

Não é segredo para ninguém que naqueles cães que fazem a escovação periódica, a necessidade de tratamento periodontal diminui, diminuindo assim os gastos com médicos, o risco anestésico e com certeza proporcionando uma boca muito mais saudável e limpa.

Veja abaixo as opções de limpeza de dentes e/ou escovação quando o paciente permite e até colabora…. E olhe que ela não foi treinada, pois foi adotada da rua há pouco mais de2 meses….

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Como saber se meu pet tem doença periodontal?

Como saber se meu pet tem doença periodontal?

Cuidar da saúde oral é muito importante para a qualidade de vida do seu pet, por isso, elencamos algumas dicas para cuidar da boca do seu animal e como identificar doenças periodontais.

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Mais Categorias