Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / E Agora o Que Faço???

Não bastasse a dor da perda, ainda temos que decidir o que faremos com o “corpo” do nosso querido animal que nos deixou.

É uma momento doloroso, mas alguém tem que decidir o que será feito.

Se antigamente o animal era enterrado nos quintais e jardins ou naqueles casos extremos descartados com o lixo ou mesmo depositado em terrenos baldios, hoje encontramos alguns serviços especiais que vem suprir essa necessidade, salientando que em hipótese alguma esse animal deve ser descartado como “lixo comum”.

Aqui em São Paulo e arredores temos algumas opções:

Enterrar no quintal, jardim, sítio ou chácara. Nesses casos o proprietário tem que preparar o local, fazendo a cova proporcional ao tamanho do Pet, deixando em torno de 50 a 80 cm de terra por cima e colocando antes cal hidratada (comprada em casas de materiais de construção) na cova e sobre acova, para evitar que o “odor” atraia outros animais ao local, principalmente se tiver outros cães que tenha acesso a área.

– Usar o Serviço de Cremação da Prefeitura de São Paulo. Nesse caso os animais devem ser encaminhados as Clínicas e Hospitais Veterinários Credenciados nesse tipo de coleta que acontece em alguns dias da semana por um serviço especial destinado a isso. Esses animais são encaminhados ao serviço de incineração (cremação) específica para animais de estimação, não sendo mais misturados ao lixo hospitalar como acontecia há alguns anos.

– Usar alguns serviços particulares de Cremação ou mesmo Cemitérios Particulares de Animais. Esses serviços são particulares e existem várias empresas hoje no mercado aqui em São paulo e na região de Campinas (veja relação abaixo).

Independente da religião e da fé das pessoas, acreditamos que os nossos amigos merecem respeito e que um destino correto tenha que ser dado a eles, mesmo para aqueles que acreditam que o importante é o que foi feito em vida.

Além do respeito aos nossos companheiros, temos que ter cuidado, pois se forem descartados ou destinados como lixo comum podemos correr o risco de disseminar algumas doenças, ajudar na proliferação de insetos e roedores e assim comprometer a saúde das pessoas e de outros animais, contaminando mananciais e mesmo o solo.

Passado a dor da perda e desses momentos difíceis que temos que decidir, restam as boas lembranças e a certeza de que fizemos tudo em vida e que eles foram realmente amados e protegidos.

Depois do período natural de luto, vem a saudade e quem sabe, para aquelas pessoas de muita sorte, sentimos uma vontade incontrolável de começar tudo novamente……e de preencher o nosso vazio com um novo “espirito” de luz.

Veja aqui os sites dos principais serviços disponíveis:

http://www.cemiteriodeanimais.com.br/

http://www.jardimdoamigo.com/

http://www.petmemorial.com.br/

http://www.cemiterioparaisodosbichos.com.br/

http://www.reinoanimalsp.com.br/

 

 

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias