Home / CÃES / Doenças / O que é Pancreatite?

O Tobby é um Shi Tzu de 6 anos que foi internado hoje em nosso hospital devido a um quadro de pancreatite.

A pancreatite é uma doença inflamatória que acomete o pâncreas de cães e gatos, mas principalmente  cães. É uma doença grave, que necessita de tratamento e monitoração intensivos.

O pâncreas é responsável por várias funções no organismo e uma delas produzir enzimas digestivas, ou seja, substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos.

Existem mecanismos que impedem que essas enzimas provoquem autodigestão do pâncreas, mas quando esses mecanismos falham ocorre intensa inflamação do órgão.

São muitas as causas que causam pancreatite : fatores de nutrição, como por exemplo aumento de gordura no sangue (triglicérides e colesterol), que pode ser ocasionado pela dieta, mas também por doenças endócrinas (hormonais – como o diabetes e hiperadrenocorticismo).

Muitos animais com estas doenças desenvolvem pancreatite.No caso do Tobby, ele tem aumento importante de triglicérides.

Além disso medicamentos ou toxinas podem levar à inflamação pancreática. São exemplos os antiinflamatórios, corticóides, hormônios, diuréticos entre outros. É muito comum animais que estavam sendo medicados recentemente para outras doenças desenvolverem pancreatite.

Agentes infecciosos, doenças concomitantes no fígado ou intestinos e traumatismos também podem ser causar a doença. No gato as infecciosas são mais comuns quando sobe alguma bacteria do intestino para o ducto pancreativo ou vesicula biliar.

As raças mais comuns de sofrerem esta doença são os Schnauzers, Poodles, Cocker Spaniels, entre outras.

Os sintomas incluem distúrbios gastrointestinais, como vômito, diarréia, cólicas abdominais, falta de apetite, etc.

O diagnóstico é realizado por exames como ultrassom do abdômen (pelo qual é possvíel observar alterações na região do pâncreas) e exames de sangue para identificar possíveis causas e complicações.

O tratamento geralmente necessita de internação para realização de fluidoterapia, que corrige a desidratação e melhora a circulação do pâncreas. Além disso são usados antibióticos devido às causas infecciosas ou infecções secundárias.

Todo o tratamento de suporte para a melhora dos sintomas também é necessário e muitas vezes não podem ser feitos em casa, principalmente se o animal está vomitando. Então são administrados protetores gástricos, anti-eméticos, analgésicos, sonda naso gástrica, plasma etc.

O Tobby já está recebendo todo este tratamento. Cerca de 80 a 90% dos animais que recebem este tipo de tratamento são curados aqui no PetCare

Artigos Relacionados
Mau hálito em cães e gatos: como tratar

Mau hálito em cães e gatos: como tratar

O mau hálito em cães e gatos pode indicar problemas de saúde subjacentes, como doenças dentárias, digestivas ou respiratórias É frequente cães e gatos terem aquele "bafinho típico", mas a verdade precisa ser dita: mau hálito em cães e gatos é sinal de que seu pet...

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus!

Esse é o Zeus! Depois de apresentar dois episódios convulsivos, sua tutora o levou ao Pet Care e foi prescrito um anticonvulsivante e uma ressonância magnética. A suspeita era que um tumor intracranial teria causado seus episódios de convulsão. ⠀ Ao sair o resultado...

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens.

A Papilomatose oral canina acomete principalmente cães jovens. É uma infecção de células epiteliais promovida por vírus DNA espécie específica. As lesões iniciam como pápulas ou placas brancas e progridem para lesões com aspecto de couve-flor. É uma infecção da...

Mais Categorias