Ter um pet em casa é uma alegria imensa. Ter uma criança, também. Agora, imagine combinar essas duas experiências de um modo que ainda gera benefícios para todos os lados? A convivência entre crianças e animais domésticos vai além dos momentos fofos: é uma parceria que influencia até no desenvolvimento infantil.
Não faltam relatos de pais contentes com a interação entre seus pets e seus filhos, mas as evidências também são científicas. Diversos estudos indicam vantagens dessa integração, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico da criança, melhoras no seu bem-estar emocional, entre outras.
Neste post, vamos apresentar 7 desses benefícios e deixar claro por que juntar crianças e animais domésticos, de forma responsável, é uma boa ideia. Continue a leitura!
Cuidados na convivência entre pets e crianças
Antes de falar dos múltiplos pontos positivos da relação entre animais domésticos e crianças, é importante ressaltar que a decisão de fazer essa integração deve ser tomada com cuidado e planejamento. A responsabilidade pelo bem-estar e atividades de rotina do pet não deve jamais ser colocada sobre a criança, mas sim assumida pelos adultos.
Por exemplo, é preciso preparar o cenário para uma adaptação positiva entre pet e criança, reforçando que o gatinho ou cachorro não é um brinquedo, mas sim um companheiro que precisa ser tratado com carinho. A interação gentil é, inclusive, necessária para que a convivência seja saudável para todos.
7 Benefícios da convivência entre crianças e animais domésticos
Com esses cuidados em mente, você pode esperar uma experiência harmoniosa entre o pet e a criança. Além de servir uma boa dose de fofura diária e alegrar o ambiente, a relação traz benefícios incríveis. Confira 7 deles a seguir.
1. Desenvolvimento emocional
O desenvolvimento emocional na fase da infância tem influências diversas e uma importância enorme a longo prazo. O convívio com pets tem impacto nisso de várias formas. A mera interação com um pet, para uma criança pequena, é uma forma de reconhecimento do outro, despertando empatia e compaixão.
A criação de vínculos afetivos com os pets também é muito positiva. Ter a companhia constante e afetuosa de animais domésticos nas primeiras fases da vida cria um relacionamento único, construindo uma base emocional mais sólida e reforçando valores como carinho, cuidado e respeito.
Em um estudo do Centro de Pesquisa em Saúde Infantil da University of Western Australia, os pesquisadores relacionaram a presença de um cachorro na casa com um aumento na empatia e reciprocidade social das crianças.
2. Redução do estresse
Outro ponto positivo para as crianças que convivem com pets tem relação com o estresse, problema que, infelizmente, vem afetando pessoas cada vez mais jovens. Um dos estudos que buscam solucionar, ou amenizar, essa situação, jogou luz sobre os benefícios incríveis que uma criança pode ter na convivência com cachorros.
Publicada em 2022, a pesquisa foi conduzida com crianças de uma escola e concluiu que duas sessões semanais de interação com cachorros baixaram os níveis de cortisol — hormônio associado ao estresse. A informação interessante é que o efeito foi observado, também, em crianças com necessidades educacionais especiais.
Com isso, é justo afirmar que ter um pet em casa pode ser um fator importante para evitar o estresse infantil e suas implicações. Afinal, convenhamos: uma criança que brinca com seu melhor amigo tem tudo para sorrir mais.
3. Melhora da socialização
O terceiro benefício do convívio com animais domésticos é a melhora da socialização das crianças. Ao interagir com seu pet, os pequenos aprendem a identificar e interpretar sinais não verbais, como expressões e gestos. Esses momentos reforçam a comunicação e a interação social, habilidades fundamentais para a vida toda.
Um estudo de uma universidade australiana indica que crianças que crescem com pets demonstram mais confiança e autonomia, desenvolvendo facilidade para interagir com outras crianças. Assim, a presença de um cachorro ou gato pode servir como um “facilitador social”, ajudando a criança a fazer amizades com mais facilidade.
4. Incentivo a atividade física
Se você já tem um pet e uma criança em casa, esse benefício é até óbvio, não é? As brincadeiras, principalmente com cachorros filhotes, costumam envolver muita energia e correria. Além disso, a presença do pet acaba funcionando como um incentivo para passeios e atividades ao ar livre, hábitos muito saudáveis.
Tudo isso proporciona uma rotina mais ativa, tanto para criança, quanto para o pet, que fica mais longe de problemas como a obesidade. Mais do que diversão e bem-estar físico, crianças pequenas também podem extrair benefícios motores fundamentais para seu desenvolvimento.
5. Bem-estar emocional
E como saúde física e emocional andam lado a lado, o quinto benefício da lista é o bem-estar emocional. O vínculo afetivo oferece conforto, segurança e estabilidade emocional. Para muitas crianças, o pet se torna um verdadeiro amigo e confidente, com quem elas podem contar nos momentos de alegria e também nos momentos difíceis.
As emoções das crianças são ainda novas e em constante mudança, e leva tempo para que elas aprendam a entendê-las e expressá-las de forma saudável. Ter um pet ao lado ajuda nesse processo, pois os animais fazem as crianças se sentirem mais à vontade e seguras para se expressar.
Isso para não falar nos benefícios que já citamos, como a redução do estresse, que, por si só, contribui ativamente para um bem-estar emocional cada vez melhor.
6. Maior senso de responsabilidade
Embora a responsabilidade principal pelo cuidado do pet nunca deva recair sobre a criança, a convivência com pets pode ser uma excelente oportunidade para ensinar lições valiosas. Dependendo da idade, as crianças podem ser incentivadas a ajudar em tarefas simples, como encher o pote de água ou ração, sempre sob a supervisão de um adulto.
Isso fortalece o respeito pelos outros e ensina, de forma leve e divertida, o valor do cuidado, contribuindo para uma formação emocional mais saudável. Além disso, esses momentos reforçam a conexão com o pet, criando memórias especiais e lições que a criança levará para a vida inteira.
7. Fortalecimento do sistema imunológico
Esse é um benefício que talvez seja o mais surpreendente: a convivência com pets pode deixar o sistema imunológico das crianças ainda mais forte. Estudos indicam que a exposição precoce a animais, principalmente aqueles com pelos, pode ajudar a reduzir o risco de alergias e fortalecer as defesas naturais do corpo.
Essa exposição contribui para o desenvolvimento de um sistema imunológico mais equilibrado, o que pode proteger a criança contra alergias e outros problemas.
A convivência entre crianças e animais domésticos vai além dos momentos de diversão, promovendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico, emocional e social dos pequenos. Contudo, não esqueça que os cuidados envolvidos nessa interação são de responsabilidade do adulto.
Preparamos um post com dicas valiosas sobre a convivência de crianças com cães e gatos. Confira e saiba mais!