Uma cadela labradora deu cria e o proprietário acha que ela está produzindo pouco leite.
Vamos falar um pouco desde o nascimento dos filhotes.
Os filhotes quando nascem, são muito susceptíveis nos 10 primeiros dias a perda de temperatura, muitas vezes podendo morrer de hipotermia e a falta de comida (leite), podendo morrer de hipoglicemia.
Quando eles nascem temos que observar que ficam junto da mãe se aquecendo no calor do seu corpo (é o que acontece na natureza) e tomar cuidado que estão mamando.
Quando a cadela não tem leite, o filhote chora muito e vai ficando fraco. Então, se a fêmea não tiver leite, todos os filhotes choram.
Se tiver somente um filhote mais fraco, chorando e não tem força para mamar, provavelmente tem algum problema de nascença.
Existe cães com problema de lábio leporino (fissura do palato) e estes cães ao mamarem, o leite sai pelo nariz muitas vezes, acabam aspirando e morrendo de pneumonia.
Muitas pessoas se preocupam em aquecer o filhote e acabam hiperaquecendo e matando a ninhada.
O filhote até 7 dias de idade tem a temperaturacorporal mais baixa que no animal adulto. Em torno de 37,5ºC. Logo precisamos monitorar que o aquecimento não deva exceder esta temperatura, pois ele é muito mais susceptível ao calor e pode morrer.
Uma dica é colocar água morna em uma garrafa pet e deixar eles se aproximarem dela para absorver um pouco do calor. Aquecimento com infravermelho e almofada térmica desaconselhamos totalmente.
Se o veterinário examinar e achar que a cadela está com pouco leite, receitamos uma fórmula ou, tem no mercado leite em pó para cães e gatos. Vamos administrar por mamadeira adequada ao tamanho do filhote.
Os filhotes vão abrir os olhos ao redor de 14 a 15 dias.
Com 22 dias podemos começar a ensinar o filhote a lamber papinha de desmame progressivamente e aos 25 dias já podem comer ração de filhote amolecida.
Não devemos esquecer que devemos vermifugar os animais a partir de 25 dia.