Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidando de recém nascidos

Uma cadela labradora deu cria e o proprietário acha que ela está produzindo pouco leite.

Vamos falar um pouco desde o nascimento dos filhotes.

Os filhotes quando nascem, são muito susceptíveis nos 10 primeiros dias a perda de temperatura, muitas vezes podendo morrer de hipotermia e a falta de comida (leite), podendo morrer de hipoglicemia.

Quando eles nascem temos que observar que ficam junto da mãe se aquecendo no calor do seu corpo (é o que acontece na natureza) e tomar cuidado que estão mamando.

Quando a cadela não tem leite, o filhote chora muito e vai ficando fraco. Então, se a fêmea não tiver leite, todos os filhotes choram.

Se tiver somente um filhote mais fraco, chorando e não tem força para mamar, provavelmente tem algum problema de nascença.

Existe cães com problema de lábio leporino (fissura do palato) e estes cães ao mamarem, o leite sai pelo nariz muitas vezes, acabam aspirando e morrendo de pneumonia.

Muitas pessoas se preocupam em aquecer o filhote e acabam hiperaquecendo e matando a ninhada.

O filhote até 7 dias de idade tem a temperaturacorporal mais baixa que no animal adulto. Em torno de 37,5ºC. Logo precisamos monitorar que o aquecimento não deva exceder esta temperatura, pois ele é muito mais susceptível ao calor e pode morrer.

Uma dica é colocar água morna em uma garrafa pet e deixar eles se aproximarem dela para absorver um pouco do calor. Aquecimento com infravermelho e almofada térmica desaconselhamos totalmente.

Se o veterinário examinar e achar que a cadela está com pouco leite, receitamos uma fórmula ou, tem no mercado leite em pó para cães e gatos. Vamos administrar por mamadeira adequada ao tamanho do filhote.

Os filhotes vão abrir os olhos ao redor de 14 a 15 dias.

Com 22 dias podemos começar a ensinar o filhote a lamber papinha de desmame progressivamente e aos 25 dias já podem comer ração de filhote amolecida.

Não devemos esquecer que devemos vermifugar os animais a partir de 25 dia.

Todos estes conselhos devem ser orientados sempre por um profissional.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Check-up anual da Doralice: feito!

Check-up anual da Doralice: feito!

Sabe por que a Doralice sempre aparece por aqui? Porque ela nunca deixa de cuidar da saúde e sempre faz o seu check-up anualmente para se prevenir de muitas doenças. Quando vem ao Pet Care Morumbi, é atendida pelo Dr. Fábio Navarro, já fez amizade com a Dra. Elídia...

Mais Categorias