Muitos cães e gatos sofrem traumas devido à atropelamento. Geralmente cães que estavam sem guia no passeio, ou escaparam da guia, ou fogem quando abrimos o portão de casa.
Gatos são atropelados geralmente ao cruzar a rua. Infelizmente existem animais que são atropelados dentro de casa pois ficam embaixo ou atrás do carro descansando. Por isso, antes de qualquer manobra é importante olhar bem se eles não estão em local arriscado principamente nesta época fria pois eles querem se aquecer devido ao calor do motor.
A Kika, esta linda poodle, foi atropelada semana passada e sofreu fratura do coxal (osso da bacia) e foi operada na sexta feira para colocação de um parafuso (como mostra fotos abaixo). A barriga dela na parte ventral estava também traumatizada, com um hematoma muito grande e suspeitavamos que havia rompido a musculatura do abdomen.
Segunda feira confirmou-se por ultrassonografia que havia eventrado. Foi submetida a uma cirurgia corretiva, o orgão eventrado era o útero. Foi castrada e fechada a musculatura abdominal onde havia rompido. Hoje está indo de volta para casa.
É muito importante todo animal atropelado, mesmo que se apresente normal, ser atendido por um veterinário para excluir hemorrragia interna, contusão ou rompimento pulmonar, arritmia cardiaca e alteração neurológica.