A Kyara é uma cliente nossa muito querida e há alguns meses ela começou a lamber muito a patinha da frente. O processo foi tão intenso que ela acabou se mutilando e agora não para mais de lamber a pata.
Perguntamos se isto ocorria em alguma situação ou momento especifico e se houve alguma mudança na casa.
A proprietária nos contou que a vida toda dela assistiram a noite TV juntas no sofá e que de uns meses para cá estava ficando mais no computador e ela percebeu que a Kyara sentiu esta mudança e começava a lamber a pata nestes horários, mais intensamente, como que chamando a atenção.
A maioria dos animais que tem Dermatite Psicogênica (Granuloma de Lambedura ou Lick Granuloma) é porque estão sofrendo estresse emocional. Poderiamos citar como exemplos: a morte de um animal companheiro na casa, solidão, mudança de um empregado que o animal gostava muito, reformas (entra e sai de gente desconhecida),mudança de casa, falta de se divertir ou passear etc.
É um problema que precisa ser reconhecido de imediato e tentarmos resolver o quanto antes, pois a inflamação pode demorar muito a resolver.
Existem várias maneiras de tratar, desde colocando colar protetor para evitar o ato da lambedura, o que pode estressar ainda mais o animal (mal necessário). Muitas vezes entramos com remédios para depressão.
Com certeza mudar o dia a dia do nosso querido animal, passeando, ficando mais com ele até se acostumar a nova situação, além do tratamento da ferida em si, com medicamentos.
No caso da Kyara, vamos voltar a ficar a noite juntas lado a lado no sofá, só que usando um Laptop, mais passeios e já começamos o tratamento da ferida. Por hora somente estas mudanças e se precisar entraremos com anti-depressivo. O colar protetor foi tentado e ela quase se “matou” de tanto bater de um lado para outro e querer tirá-lo.
Vale lembrar que cada caso é um caso e o veterinário junto com o proprietário decidirão pela melhor conduta