A DRC (Doença Renal Crônica) é caracterizada como a perda progressiva e/ou funcional dos néfrons, com duração persistente por, pelo menos, 3 ou 4 meses.
Essa doença está entre as maiores causas de morte de gatos e costuma se desenvolver de maneira quase imperceptível. Seu diagnóstico é mais frequentemente realizado quando já há perda de pelo menos 45% da função renal e os sintomas só ficam evidentes quando essa perda atinge 75%.
Exames como SDMA, urina, creatinina ou ultrassonografia abdominal podem ajudar a identificar o problema, de acordo com o caso.
Esta é uma doença silenciosa e de progressão imperceptível aos olhos do tutor. Por isso, é importante que seu gato faça o check-up periódico com o clínico geral, que poderá solicitar exames para averiguar como anda a saúde do seu felino. Quanto mais cedo descobrir, mais eficaz será o tratamento.
Um dos tratamentos disponíveis é o Fortekor™ Flavour, que pode ser iniciado de forma precoce, a partir do diagnóstico de DRC. É possível retardar a progressão da doença e a diminuição da fibrose renal, oferecendo qualidade de vida aos gatos como parte de uma terapia multimodal.
Mas lembre-se: somente o médico veterinário poderá averiguar, diagnosticar e tratar um paciente com DRC.
No Pet Care temos médicos veterinários especialistas em nefrologia e medicina felina, que poderão fazer o devido acompanhamento.