Os irmãos Carol, Chico, Du, Dom e Olívia foram internados para tratamento da Parvovirose no Pet Care Morumbi.
⠀
A Parvovirose é uma doença aguda, altamente contagiosa. O parvovírus ataca rapidamente as células de multiplicação rápida, como as células do trato gastrointestinal, levando a extensas lesões ulcerativas, o que causa grande perda de líquido e sangue. Ela é transmitida por contato oral com as fezes infectadas de outro animal. O vírus tem grande capacidade de se espalhar no meio ambiente e contaminar animais não vacinados.
⠀
A doença afeta cães de todas as idades, mas a maioria dos casos ocorre em filhotes de 6 a 20 semanas, pois ainda não tomaram todas as vacinas. Os filhotes com a doença têm sintomas com início abrupto de vômito e diarreia com sangue. A maneira mais eficiente para diagnosticá-la é identificar vírus ou antígenos do vírus nas fezes, através dos exames ELISA, PCR e outros.
⠀
Os cães com esta doença exigem cuidados intensivos e internação imediata. O tratamento de suporte e fluidoterapia são essenciais para o controle da desidratação que a doença acarreta. Soro na veia, medicamentos para controlar o vômito e a diarreia e antibióticos são necessários. Casos mais graves podem requerer transfusões de sangue e plasma e outros cuidados intensivos.
⠀
A vacinação ainda é a melhor forma de controle e prevenção da doença. Todas as unidades Pet Care possuem a vacina para Parvovirose e toda a estrutura para diagnóstico e tratamento da doença. Não deixe de procurar um médico veterinário.
Tosse de cachorro ou cachorro engasgado? Saiba diferenciar
A tosse é diferente do engasgo, mas em muitas situações podemos nos confundir. Por isso, vamos explicar aqui a diferença entre eles Segundo a Dra. Josyanne Christine Oshika, médica-veterinária especializada em pneumologia, "a tosse é um mecanismo de defesa do corpo...