Vitaminas e Cálcio: O cão e o Gato Precisam Desses Suplementos?

Compartilhe

Vitaminas e Cálcio: O cão e o Gato Precisam Desses Suplementos? 18 de abril de 2012

Suplementar a alimentação dos cães e gatos com vitaminas e cálcio é um hábito em desuso, principalmente devido a oferta de produtos industrializados (rações) tanto para gatos como para os cães.

Antigamente, era muito comum suplementar a alimentação do filhote na sua fase de crescimento com cálcio e vitaminas assim como com alimentos caseiros ricos em cálcio (queijo, ovos, leite). Também as fêmeas gestantes ou em lactação recebiam os mesmos cuidados.

Hoje em dia isso não é mais necessário quando o animal come ração de boa qualidade indicada para a sua faixa etária e sua raça (tamanho).As boas rações tem todos os nutrientes necessários para uma vida saudável, sem necessidade de suplementação.

Os cães em crescimento e as fêmeas no final da gestação e lactação tem uma necessidade maior de cálcio e proteínas e as rações de filhotes (diferente para raças pequenas e raças grandes/gigantes) tem uma formulação que supre essas necessidades, sendo que se além dessas rações, receberem suplementação, ai sim podemos causar um desbalanço e problemas de crescimento (nos filhotes) e do metabolismo de cálcio (na lactação) com os casos de eclâmpsia.

Já os animais adultos (de 2 a 7 anos em média), não precisam de suplementação se comerem ração para animais adultos. Os cães idosos e aqueles com doenças degenerativas, mesmo comendo ração, podem sim ter necessidade de suplementação vitamínica de acordo com a indicação do Médico veterinário.

vitaminas 2

Cálcio, Vitamina E, Vitamina K, Vitaminas do Complexo B, Ácidos Graxos (ômega 3 e 6) podem ter indicação de suplementação para animais senis (mais velhos) ou doentes.

Somente o Médico Veterinário é quem pode indicar a vitamina e a quantidade indicada para o seu animal, pois em excesso pode piorar o estado geral do animal e mesmo diminuir a sua expectativa de vida.

Animais que por algum motivo não comem ração e comem comida caseira balanceada (de acordo com a indicação do veterinário) devem receber suplementação de cálcio e vitaminas (doses diárias de acordo com o peso e idade do animal). No caso dos gatos que são animais exclusivamente carnívoros, a dieta deve ser rigorosamente controlada assim como a oferta de alimento caseiro e suplementação, pois correm riscos maiores na deficiência ou excesso desses nutrientes.

Lembre-se sempre de que a saúde “começa pela boca”. Uma boa alimentação é a base de uma vida longa e saudável. Bom senso e orientações do Médico veterinário podem fazer toda a diferença.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia