Vacinação para Gatos saudáveis

Compartilhe

Vacinação para Gatos saudáveis 17 de março de 2011

Esse gatinho ficou no Pet Care para adoção e já achou um dono. Ele foi vermifugado e ficou em observação por 4 dias e já podemos iniciar o esquema de vacinação para filhotes de gatos.

Recomendações para Vacinação de Gatos Saudáveis

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de gatos sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção das doenças causadas por vírus da Rinotraqueíte, Calicivirose, Panleucopenia felinas e por Chlamydia psittaci, presente na vacina conhecida como Quádrupla Felina.

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de gatos devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. Gatos com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de vacina e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Clínico, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos dois meses de vida do animal.

Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Pet Care de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não seja feitos no mesmo dia e normalmente não o são. Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente gatos saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada.

Para gatos de origem desconhecida ou animais de rua recomendamos antes do início da vacinação um exame de sorologia para as doenças FIV/Felv Felina (Vírus da Aids Felina e Leucemia Felina) devido à alta prevalência e gravidade dessas doenças para os felinos.

A partir da primeira dose de vacina o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina Quádrupla Felina e no último mês (depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.

Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação.

A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose única de Vacina Quádrupla e uma dose de Vacina Anti-rábica.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais.

O gatinho e seu novo dono

DSC00284

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia