Uso de Roupinhas e Colar Protetor em Cães e Gatos

Compartilhe

Uso de Roupinhas e Colar Protetor em Cães e Gatos 19 de julho de 2011

O uso de roupinha cirúrgica é extremamente importante para preservar a ferida cirúrgica, mantendo a seca e limpa. Além disso ajuda no controle das investidas do cão na tentativa de coçar ou mesmo lamber o local. A roupinha deve ser bem fechada e confortável, deixando o animal a vontade para andar e fazer as atividades normais do dia a dia.

Mesmo com a roupinha, o uso do colar protetor se faz necessário pois muitos animais conseguem laber as feridas cirúrgicas se tiver somente com a roupinha. As investidas se tornam mais intensas depois de 3 a 5 dias de cirurgia, pois nessa época os pêlos tosados começam a crescer, a cicatrização pode causar algum prurido e não tem mais dor local. Nesse período deve-se redobrar os cuidados evitando que o animal lamba a ferida e que muitas vezes arranque os pontos abrindo toda a sutura.

DSC01286

Deve-se partir da premissa que todo animal coçe a ferida e como eles coçam com a boca, todo cuidado é pouco.

Ficar com dó de colocar o capacete, pode fazer com que o animal tenha que ser suturado novamente ou na melhor das hipóteses tenha que ficar mais tempo até retirar os pontos devido a irritação e contaminação pelas lambidas insistentes.

Como a maioria dos pontos são retirados em 7 a 10 dias, devemos pensar que o “martírio” do capacete tem dias contados e que em breve eles estarão “livres” e saudáveis.

Aqui vão algumas das razões que talvez ajudem a esclarecer a suma importância do uso destes artefatos:

1 – Cães e gatos que foram operados e tem  pontos de sutura, invarialvelmente se não cobrirmos a área com uma roupinha cirúrgica ou colocarmos colar protetor, eles vão lamber a ferida cirúrgica infectando-a, vão até mesmo arrancar os pontos com a boca e em caso de cirurgias abdominais podem até expor os orgãos internos.

2 – Animais que tem membros imobilizados por causa de fraturas, entorses ou cirurgia ortopédica, tem que usar colar protetor. Se eles lamberem o local da bandagem, a saliva escorrerá por dentro e causará uma infecção na pele que pode até comprometer o membro com a perda deste. O colar deve ser usado 100% do tempo até o momento da alta.

3 – Animais que tem úlcera de córnea tem que usar colar protetor até a completa recuperação do olho afetado, pois a úlcera de córnea é um processo doloroso e o animal fica coçando o olho nos cantos e nas paredes ou mesmo até com a pata, aumentando a úlcera e acaba perdendo a visão.

4 – Traumatismos de unha, dedos, granulomas de lambedura, trauma na cauda(rabo), micheiras(miiase) tem a cura acelerada se o animal não lamber a ferida. Logo, colar protetor é essencial.

5 – Alguns animais quando ficam internados e estão recebendo soro na veia e outras medicações, muitas vezes querem arrancar com a boca o acesso venoso (cateter) e nestes casos também é imprescindivel o uso  de colar protetor. Neste caso nem todos fazem isto, mais ou meno 25% dos animais.

6 – Existem gatos muito bravos e as vezes cães também, que não queremos colocar mordaça. Nestes casos o colar protetor dificulta o animal de nos morder e é também uma maneira mais confortável de conte-los do que uma focinheira. Muitas vezes utilizamos este recurso.

7 – Outro caso em que usamos roupinhas é em femeas que tem que desmamar os filhotes e para impedir que eles tenham acesso a mama, colocamos roupinha

8 – Animais que vão fazer Holter (exame que monitora o coração), animais que estão comendo via tubo-gástrico também colocamos a roupinha para protejer o artefato.

Uso de Colar Protetor

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia