Seu Cão Late Demais? Você Sabe Por Que?

Compartilhe

Seu Cão Late Demais? Você Sabe Por Que? 20 de novembro de 2012

Ninguém deve esperar que um cão não venha a latir. Isso é tão irracional como esperar que alguém pare de falar, mas alguns cães latem excessivamente. Se isso é um problema em sua casa, o primeiro passo é descobrir por que ele esta latindo tanto. Uma vez que você sabe por que ele está latindo, então pode começar a pensar em controlar esse distúrbio de comportamento.

Por que os cães latem?

O latido é a forma de comunicação vocal que os cães usam e podem ter muito significados nas comunicações entre eles e entre as pessoas que convivem com eles.

As principais razões de latir são:

Domínio territorial e proteção da área: Quando uma pessoa ou um animal estranho entra em uma área que o cão considera seu território, muitas vezes, pode desencadear latidos excessivos. Quando a ameaça se aproxima, muitas vezes, o latido fica mais alto. Seu cão vai ficar alerta e até mesmo agressivo durante esse tipo de latido.

Alarme ou Medo: Alguns cães ladram por qualquer barulho diferente ou objeto que chame a sua atenção ou possa assustá-los. Isso pode acontecer em qualquer lugar, não apenas em seu próprio território.

Tédio e Solidão: Os cães são animais de matilha e gostam de viver em grupo. Quando tem outros cães na casa um faz companhia ao outro. Se não tem outros cães, eles consideram a família como sua matilha, e se a família sai e ele fica sozinho tendem a não gostar dessa situação. Cães deixados sozinhos por longos períodos de tempo, seja em casa ou no quintal, pode tornar-se aborrecido ou triste e muitas vezes vai latir porque são infelizes. É um latido de lamento ou mesmo parecido com o uivar de um lobo.

Cumprimento ou brincadeiras e jogos: Muitos cães latem para se cumprimentar quando encontram outras pessoas ou animais. É geralmente um latido feliz e de alegria, acompanhado do abanar da cauda e, as vezes, pulando de alegria.

Procurando chamar a atenção: Muitos cães latem quando querem alguma coisa, como ir para fora, quando querem passear ou mesmo comer. É um latido agudo e normalmente pausado seguido de um breve momento de expectativa.

Ansiedade de separação ou latido compulsivo: Cães com ansiedade de separação, muitas vezes, latem excessivamente quando deixados sozinhos. Eles também costumam apresentar outros comportamentos compulsivos como destruir móveis, sinais de depressão, auto mutilação como lamber excessivamente as patas ou morder a cauda. Podem também fazer movimentos repetitivos, comer excessivamente, correr em círculos ou no quintal em movimentos compulsivos. É um latido rítmico, e que parece que não vai parar nunca.

Esses latidos não estão relacionadas a comportamentos normais dos cães e podem ser corrigidos com manejo e as vezes com medicamentos. O importante é identificar a causa e repará-la quando possível.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia