Sarna Vermelha (ESCABIOSE)

Compartilhe

Sarna Vermelha (ESCABIOSE) 16 de janeiro de 2012

Escabiose canina

A escabiose canina (sarna sarcóptica) é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei varcanis.  É uma doença parasitária  intensamente pruriginosa (coça muito) e contagiosa.

sarna

A transmissão ocorre por contato direto com caminhas, paninhos, escovas e contato com animais infectados. As fêmeas dos ácaros cavam túneis na pele para se alimentar e depositar os ovos, o que ocasiona as lesões e a coceira.

A sarna geralmente parasita uma espécie (ex: gato, cão  ou homem), mas pode ser transmitida também de uma espécie para outra  (zoonose).

A presença da sarna na pele do animal provoca uma hipersensibilidade por volta de 21 a 30 dias após a contaminação, o que intensifica a coceira que pode persistir até 2 semanas após a eliminação do agente.

As lesões são avermelhadas e crostosas, muitas vezes com perda dos pelos. Acometem principalmente as bordas das orelhas, cotovelos,  jarrete, periocular, membros e o abdômen.

sarna caes

O diagnóstico é feito principalmente pela história clínica e pelas lesões.  A pesquisa pode ser feita pelo veterinário raspando um pouco da pele do animal e olhando no microscópio tentando vizualizar o ácaro.

Outro sinal é o que chamamos de reflexo otopedal, quando o animal se coça após friccionarmos a ponta  das orelhas.

O tratamento é feito  com produtos que matam o ácaro podendo ser de uma simples  injeção, remédio oral ou shampoos . O veterinário irá escolher o melhor tratamento para cada animal, pois alguns cães não podem tomarcerto tipo de medicamento (collies).

Devemos lembrar que  temos que higienizar todo o ambiente e utensílios usados pelos animais.Apesar de raro, mesmo os gatos podem apresentar a escabiose canina, devendo também ser tratados.

Os humanos contactantes apresentam pequenas lesões circulares vermelhas, principalmente em dobras do abdômen, dobras dos braços e pernas, principalmente após o banho ou quando vão se deitar. Nessas ocasiões devem procurar atendimento com um médico.

Escabiose felina

A escabiose felina (sarna notoédrica) possui mecanismo semelhante da canina, porém ocasionada pelo Notoedres cati.

sarna 1

As lesões iniciam-se nas margens das orelhas, pequenas, vermelhas e circulares, disseminando-se rapidamente para a região do pescoço e toda a cabeça.

Devido ao ato de lambedura dos gatos, podem se estender para os membros e demais partes. Com o tempo evoluem para crostas espessas.

sarna gato

O diagnóstico e tratamento são realizados da mesma forma que nos cães, sempre tomando cuidado para a dose e toxicidade em cada espécie.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia