Saiba mais sobre a raça Persa

Compartilhe

Saiba mais sobre a raça Persa 02 de setembro de 2014

Saiba mais sobre a raça Persa

Muitas pessoas procuram por informações sobre Gatos Persas e até mesmo dicas de especialistas em animais dessa raça. Como atendemos muitos gatos desta raça no Pet Care, aqui vão algumas dicas, características e a história do Persa:

Os Persas, muito provavelmente, descendem dos gatos Angorá Turcos, que foram trazidos pelos comerciantes de suas viagens para a Turquia e Irã (Pérsia). Por muitos anos, esses felinos de pelo semi longo fizeram parte da aristocracia europeia.

No final do século XIX, os britânicos amantes de gatos começaram a cruzar estes Angorás com outras raças, criando felinos com a pelagem mais longa e densa, dando origem ao que seria, hoje, a raça mais popular de gatos no mundo: os Persas de pelo longo.

Esses felinos existem nas mais variadas colorações e padrões. Nos Estados Unidos da América são conhecidos como “Persas” e são agrupados em sete divisões relacionadas à cor, para propósito de exposições:

1 – Sólida

2 – Prata e dourada

3 – Shaded e fumaça

4 – Tabby

5 – Bicolor

6 – Particolor

7 – Himalaia

Na Austrália e Nova Zelândia, porém, são classificados como Persas, sendo as cores apenas variantes do mesmo grupo. Já no Reino Unido são denominados “Gatos de Pelo Longo” e cada cor é classificada como uma raça diferente.

Todos os gatos Persas apresentam o corpo arredondado e forte, com a face e cabeça redondas, pernas curtas e espessas, focinho curto (chamado braquicefálico) e olhos arredondados. Apresentam ainda as chamadas pelagens duplas, que consistem em subpelos macios e longos e pelos de guarda mais ásperos, que podem atingir cerca de 12cm de comprimento.

Os Persas são utilizados em todo o mundo para o desenvolvimento de novas raças, como o Birmanês, o Selkirk Rex e o British Shorthair, para a introdução de novas cores e, em muitos casos, para melhorar a conformação e o formato do crânio em certas raças.

No entanto, cada vez mais os criadores tendem a produzir animais de focinhos mais achatados, o que acaba acarretando em diversos problemas para o animal, como dentição deficiente, má conformação das mandíbulas, problemas respiratórios, obstrução de glândulas lacrimais, entre outros.

Esses gatos são extremamente tranquilos, miam pouco, são carinhosos e podem passar horas deitados em seu lugar favorito, sem ligarem a mínima para o que está acontecendo ao seu redor. Adoram ser mimados, não gostam de brigas e geralmente se dão bem com outros gatos, cães e crianças. Devido ao seu temperamento, se dão muito bem em ambientes sem acesso à rua, como apartamentos e casas.

Vale ressaltar que o Persa necessita de cuidados frequentes, como a escovação diária de seu pelo e a limpeza dos olhos, sendo perfeito para as pessoas que procuram um companheiro dócil e que gostam de dedicar tempo à escovação e cuidados diários.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia