Quando é preciso uma cesariana…

Compartilhe

Quando é preciso uma cesariana... 02 de março de 2012

parto-cesariana-cadela

Nessa madrugada atendemos a July, uma Golden Retriver de 3 anos em sua primeira gestação. Ela já havia iniciado o trabalho de parto em casa já há mais de 12 horas sob orientação de um Médico Veterinário, porém apesar das contrações, ela não conseguiu parir nenhum filhote.

Quando chegou ao hospital foi avaliada e monitorada e colocada em fluidoterapia com infusão de medicamentos para estimular as contrações e o trabalho de parto, nascendo então 3 filhotes. Como passou muito tempo com contrações improdutivas, ela foi submetida a cirurgia de cesariana, nascendo então mais 7 filhotes. Hoje estão todos bem, mãe e filhotes (total de 10). Existem várias causas para distocia materna (dificuldade no parto) e provavelmente o que ocorreu com a July, foi devido a superfetação (muitos filhotes) e por ser sua primeira cria.

Saiba mais como deve ocorrer um parto normal em casa, o que é desejável para a maioria das fêmeas e de quando é necessário a intervenção do Médico Veterinário. A realização dos exames pré natal pode ajudar a monitorar as possibilidades de distocias.

O TRABALHO DE PARTO EM CÃES:

A gestação em cães normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias. Antes do início do trabalho de parto, a temperatura retal da fêmea cai abaixo de 37,8°C, atingindo frequentemente valores abaixo de 37°C. Essa queda na temperatura ocorre entre 12 e 24 horas antes do parto.

A primeira fase do trabalho de parto corresponde à dilatação da cérvix. Esse período dura em média de 6 a 12 horas, podendo chegar a 24 horas em algumas cadelas. Durante essa fase, a fêmea apresenta-se inquieta e nervosa, e normalmente recusa alimentação; pode também apresentar vômitos, respiração ofegante e tremores, e pode ficar cavando o chão. Nesse período, você ela já deve ter pronto e ela já estar familiarizada com o local calmo onde irá parir.

Em seguida, iniciam-se as contrações. Essas são facilmente perceptíveis: a cadela contrai todo o abdome, como se estivesse “fazendo força”, até expulsar o filhote e sua respectiva placenta. O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos. Se a fêmea apresentar contrações fortes por mais de 30 minutos, sem que haja o nascimento de um filhote, entre em contato com seu veterinário.

O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro também varia. Em ninhadas grandes, não é incomum que após o nascimento de alguns filhotes a fêmea “descanse” por algumas horas, antes de iniciar novamente as contrações. Nesse caso, se ainda houver filhotes e após 4 a 6 horas o processo não for reiniciado, entre em contato com seu veterinário. Lembre que se a fêmea ficar assustada ou nervosa (muitas pessoas ou outros animais no ambiente), o trabalho de parto pode ser interrompido.

A fêmea deve lamber vigorosamente cada recém-nascido para remover todas as membranas e estimular a respiração. Caso isso não ocorra em 1 a 3 minutos, você deve intervir, removendo as membranas e massageando o filhote com uma toalha macia e seca.

O cordão umbilical normalmente é cortado pela fêmea com os dentes. Se ela não o fizer, você deve utilizar um barbante, e fazer dois nós: o primeiro a cerca de 2cm de distância do filhote, e o segundo 1cm depois do primeiro. O cordão deve ser cortado com uma tesoura, entre os dois nós.

Os filhotes devem sempre ser deixados com a mãe, e devem ser manipulados o mínimo possível. Algumas cadelas amamentam os filhotes recém-nascidos ainda durante o parto, outras não. Você deve observar se todos estão mamando adequadamente.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia