Quando devo vacinar o meu filhote de cão?

Compartilhe

Quando devo vacinar o meu filhote de cão? 04 de setembro de 2013

A nossa recomendação é que o protocolo de vacinação para filhotes de cães sadios tenha início com 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina , antígenos presentes na maioria das vacinas polivalentes conhecidas no mercado como “V8” ou “V10”.

Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa.  Por isso, os filhotes de cães devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade.

Cães com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de vacina polivalente (V8 ou V10) e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois.  A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal.

Por isso, antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes, o animal deve ser avaliado pelo Clínico. Depois de constatado que o filhote está em boa saúde será recomendado um exame de fezes (parasitológico) e o tratamento frente ao resultado do exame.

Só então será iniciado o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos três meses de vida do animal. Essa primeira consulta chamada no Hospital Veterinário Pet Care de “Primeira Consulta de Filhotes” lhe dá o direito de avaliação clínica (consulta), exame parasitológico de fezes e da primeira dose de vacina, mesmo que não sejam feitos no mesmo dia e normalmente não o são.

Por todos esses procedimentos é pago o valor de uma consulta. O objetivo desse protocolo é ter certeza de estarmos vacinando somente cães saudáveis, o que irá refletir decisivamente na resposta imunológica vacinal esperada.

A partir da primeira dose das vacinas para cães, o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina V8 ou V10 (total de 3 doses), assim como para a vacina contra a “gripe canina” (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica -duas doses), vacina contra giardíase (duas doses) e no último mês ( depois de 12 semanas de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.

Esse período de vacinação é um período onde iremos estreitar o nosso relacionamento e onde você também irá receber todas as informações necessárias de manejo e dos cuidados de medicina preventiva que serão de extrema importância na qualidade de vida e longevidade do seu animal de estimação.

A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina (Uma dose de V8 ou V10, uma dose de Bordetella, uma dose de giárdia e uma dose de Anti-rábica).  Para aqueles cães que vivem em área endêmica para leptospirose ou têm contato com roedores recomendamos o reforço anual contra leptospirose intercalada depois de seis meses da vacinação anual.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais.   Se estiver pensando em oferecer saúde para o seu animal de estimação, agende a “Primeira Consulta de Filhotes” ou a vacinação anual do seu animal no Hospital Veterinário Pet Care.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia