PNEUMONIA POR ASPIRAÇÃO

Compartilhe

PNEUMONIA POR ASPIRAÇÃO 02 de janeiro de 2013

Na véspera do Natal atendemos a Gilda, uma filhote de Buldogue Inglês de 4 meses de idade que chegou com quadro de insuficiência respiratória, cianose (mucosas azuladas), catarro no nariz e tosse produtiva. Foi examinada e com o auxilio do exame de Rx de pulmão foi diagnosticada com quadro de Pneumonia.

Devido a gravidade do quadro e da dificuldade extrema de respirar ela teve que ser anestesiada e entubada. Ficou 48 horas na nossa UTI até a normalização de alguns parâmetros e depois passou para a internação onde ficou até hoje, com cuidados de soro na veia, inalação e antibióticos.

Hoje ela esta indo bem para casa, mas o seu quadro inspira cuidados até se descobrir por que ela teve esse quadro de pneumonia. Os exames para cinomose deram negativos e a suspeita é de uma Pneumonia por Aspiração.

A pneumonia por aspiração é quando conteúdo alimentar, proveniente de vômitos ou regurgitação vai para os pulmões. Isso pode ser causado por alguma doença que levaria a dificuldade de engolir, problemas de esôfago, engasgos, paralisias da laringe/faringe ou dificuldades respiratórias. Esse conteúdo estranho no pulmão leva a uma irritação e infecção dos pulmões com crescimento de bactérias.

A pneumonia por aspiração é mais comum em cães do que gatos.

Sintomas e sinais observados:

Os sintomas de pneumonia por aspiração incluem dificuldade respiratórias, dificuldade em engolir, tosse, febre, secreção das vias nasais (normalmente catarro purulento que saem de ambas as narinas), respiração acelerada, coloração azulada da língua e pele (cianose) e uma possível fraqueza.

Diagnóstico:

Um exame físico completo acompanhado de uma radiografia dos pulmões e exame de sangue (hemograma) já pode fechar o diagnóstico.

Os exames de sangue indicam a presença de infecção e o exame de Raio X de tórax vai mostrar se a pneumonia por aspiração está presente. A secreção que sai do pulmão pelas narinas pode ser encaminhada para exame de cultura e antibiograma para identificar qual bactéria esta presente e qual antibiótico é mais eficaz no tratamento.

Se o seu animal está sofrendo de insuficiência respiratória, um exame de gasometria que mede os níveis de oxigênio e concentrações de dióxido de carbono no sangue pode ser usado também.

Tratamento:

Se o cão está mostrando sinais de desconforto respiratório, ele deverá receber oxigênio como parte de estabilização. Essa oxigenioterapia pode vir por sonda, máscara ou até ter que ser entubado e ficar no aparelho de ventilação até normalizar a gasometria. O animal deve ser hidratado com soro na veia, o que vai facilitar a expulsão do catarro. Repouso, antibiótico e acompanhamento médico é extremamente necessário.

DSC04012

Cuidados:

Pneumonia aspirativa é uma doença potencialmente fatal, o que pode exigir que o animal fique em tratamento intensivo durante vários dias antes de ser totalmente estabilizado. Em alguns casos, se a condição está associada a complicações com paralisia do esôfago, deve ser feito uma mudança no modo de alimentar o cão além da expectativa de ter outras crises o decorrer da vida.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia