Picada de Cobra – O Que Fazer?

Compartilhe

Picada de Cobra - O Que Fazer? 22 de fevereiro de 2012

O veneno de cobra

A maioria das picadas (mordidas) de cobra são causadas por cobras venenosas que são identificados por suas cabeças triangulares como Cascavel, Jararaca (mais comum no verão pois ela gosta de tempo úmido- muito comum na região Sudeste) e eventualmente Cobra Coral. Como identificar se foi realmente picada de cobra?

Depende do local onde ocorreu o acidente (mais comum em zonas rurais), da presença da cobra no local e do tipo de lesão encontrada. Picadas de cobras tendem a ocorrer na cabeça do animal, próximo ao focinho, pois é muito comum o animal tentar cheirar ou mesmo morder a cobra e então receber a mordida. Picadas de cobra podem afetar os rins, função motora e sistema nervoso central e alterar a coagulação do sangue, provocando hemorragias.

Geralmente, se a cobra não é venenosa ou o veneno não foi injetado o animal vai sentir somente dor e observarmos inchaço e hematoma no local.

O local da mordida pode apresentar uma, duas, ou várias perfurações pequenas com sangramento, hematoma, inchaço e muita dor local.

Os sinais sistêmicos mais graves pode levar até várias horas para aparecer e inclui queda de pressão, sonolência, tremores musculares, náuseas, vômitos, sangramento nasal ou difuso, urina com sangue e sinais neurológicos, incluindo falta de ar.

JARARACA

Dose tóxica

A gravidade do envenenamento está relacionada com a época do ano (mais comum no verão), o volume de veneno que foi injetado, na localização da picada (local do corpo que foi mordido), da espécie de cobra, do tamanho do cachorro ou gato (em animais pequenos a dose de veneno pode ser fatal) entre outros.

A quantidade de veneno não está relacionado com o tamanho da cobra. Os sinais sistêmicos, como falência renal pode levar de 24-72 horas para se desenvolver, de modo que o animal deve ser mantido em observação por vários dias.

Em caso de acidente, o que fazer? Passo a Passo:

1- Identificar a cobra, se possível.

2- Restringir os movimentos do animal.Se ele se movimentar muito o veneno se espalha mais rapidamente.

3- Se a mordida for na pata, imobilizar o membro em uma posição natural para evitar a movimentação do local.

4- Não incisar (cortar) o local da mordida, não aspirar o veneno e não fazer torniquete. Nao aplique gelo no local.

5- Procurar imediatamente um Médico Veterinário.

Cuidados médicos:

O animal deverá ser mantido calmo ou sedado, a área deve ser limpa, receber fluidoterapia e medicação de suporte de acordo com os sintomas apresentados como uso de antibióticos, analgésicos e muito soro (fluidoterapia).

Transfusão de sangue pode ser necessária e o uso de SORO ANTIOFÍDICO se for aplicado, deve ser feito o quanto antes, pois se torna menos eficaz com o passar do tempo.

Todas as vítimas de mordida de cobra devem ser observada por um período mínimo de 12 horas, mesmo quando não há sinais clínicos. Se os sinais clínicos estão presentes, ele deve ficar em observação por pelo menos 48 a72 horas.

picada de cobra

Nessa semana atendemos dutante o plantão a Malu, uma labradora que vive em uma casa em Itapecirica e que foi encontrada pelos donos muito quieta e com inchaço e sangramento na face.

Eles a trouxeram ao hospital sem saber o que tinha acontecido e graças ao atendimento do veterinário de plantão que identificou a ferida como o local da “picada de cobra”, o tratamento foi instituido e ela ja está bem.

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia