O que é Pancreatite?

Compartilhe

O que é Pancreatite? 09 de janeiro de 2012

O Tobby é um Shi Tzu de 6 anos que foi internado hoje em nosso hospital devido a um quadro de pancreatite.

A pancreatite é uma doença inflamatória que acomete o pâncreas de cães e gatos, mas principalmente  cães. É uma doença grave, que necessita de tratamento e monitoração intensivos.

O pâncreas é responsável por várias funções no organismo e uma delas produzir enzimas digestivas, ou seja, substâncias que auxiliam na digestão dos alimentos.

Existem mecanismos que impedem que essas enzimas provoquem autodigestão do pâncreas, mas quando esses mecanismos falham ocorre intensa inflamação do órgão.

São muitas as causas que causam pancreatite : fatores de nutrição, como por exemplo aumento de gordura no sangue (triglicérides e colesterol), que pode ser ocasionado pela dieta, mas também por doenças endócrinas (hormonais – como o diabetes e hiperadrenocorticismo).

Muitos animais com estas doenças desenvolvem pancreatite.No caso do Tobby, ele tem aumento importante de triglicérides.

Além disso medicamentos ou toxinas podem levar à inflamação pancreática. São exemplos os antiinflamatórios, corticóides, hormônios, diuréticos entre outros. É muito comum animais que estavam sendo medicados recentemente para outras doenças desenvolverem pancreatite.

Agentes infecciosos, doenças concomitantes no fígado ou intestinos e traumatismos também podem ser causar a doença. No gato as infecciosas são mais comuns quando sobe alguma bacteria do intestino para o ducto pancreativo ou vesicula biliar.

As raças mais comuns de sofrerem esta doença são os Schnauzers, Poodles, Cocker Spaniels, entre outras.

Os sintomas incluem distúrbios gastrointestinais, como vômito, diarréia, cólicas abdominais, falta de apetite, etc.

 

pancreas-localizacao

O diagnóstico é realizado por exames como ultrassom do abdômen (pelo qual é possvíel observar alterações na região do pâncreas) e exames de sangue para identificar possíveis causas e complicações.

O tratamento geralmente necessita de internação para realização de fluidoterapia, que corrige a desidratação e melhora a circulação do pâncreas. Além disso são usados antibióticos devido às causas infecciosas ou infecções secundárias.

Todo o tratamento de suporte para a melhora dos sintomas também é necessário e muitas vezes não podem ser feitos em casa, principalmente se o animal está vomitando. Então são administrados protetores gástricos, anti-eméticos, analgésicos, sonda naso gástrica, plasma etc.

O Tobby já está recebendo todo este tratamento. Cerca de 80 a 90% dos animais que recebem este tipo de tratamento são curados aqui no PetCare

 

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

11 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

11 3740-2152

11 99451-6319

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

11 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

11 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia