Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / O Trabalho de Parto em Cães

A gestação em cães normalmente tem a duração de 9 semanas (63 dias), podendo apresentar uma variação de 58 a 68 dias. Antes do início do trabalho de parto, a temperatura retal da fêmea cai abaixo de 37,8°C, atingindo frequentemente valores abaixo de 37°C. Essa queda na temperatura ocorre entre 12 e 24 horas antes do parto.

A primeira fase do trabalho de parto corresponde à dilatação da cérvix. Esse período dura em média de 6 a 12 horas, podendo chegar a 24 horas em algumas cadelas. Durante essa fase, a fêmea apresenta-se inquieta e nervosa, e normalmente recusa alimentação; pode também apresentar vômitos, respiração ofegante e tremores, e pode ficar cavando o chão. Nesse período, você deve providenciar um local calmo para a fêmea poder fazer seu “ninho”.

Em seguida, iniciam-se as contrações. Essas são facilmente perceptíveis: a cadela contrai todo o abdome, como se estivesse “fazendo força”, até expulsar o filhote e sua respectiva placenta. O nascimento de todos os filhotes pode levar desde poucas horas até 24 a 36 horas. O intervalo entre o início das contrações e o nascimento de cada filhote varia, sendo em geral de 10 a 30 minutos. Se a fêmea apresentar contrações fortes por mais de 30 minutos, sem que haja o nascimento de um filhote, entre em contato com seu veterinário.

 

O intervalo entre o nascimento de um filhote e outro também varia. Em ninhadas grandes, não é incomum que após o nascimento de alguns filhotes a fêmea “descanse” por algumas horas, antes de iniciar novamente as contrações. Nesse caso, se ainda houver filhotes e após 4 a 6 horas o processo não for reiniciado, entre em contato com seu veterinário. Lembre que se a fêmea ficar assustada ou nervosa (muitas pessoas ou outros animais no ambiente), o trabalho de parto pode ser interrompido.

A fêmea deve lamber vigorosamente cada recém-nascido para remover todas as membranas e estimular a respiração. Caso isso não ocorra em 1 a 3 minutos, você deve intervir, removendo as membranas e massageando o filhote com uma toalha macia e seca.

O cordão umbilical normalmente é cortado pela fêmea com os dentes. Se ela não o fizer, você deve utilizar um barbante, e fazer dois nós: o primeiro a cerca de 2cm de distância do filhote, e o segundo 1cm depois do primeiro. O cordão deve ser cortado com uma tesoura, entre os dois nós.

Os filhotes devem sempre ser deixados com a mãe, e devem ser manipulados o mínimo possível. Algumas cadelas amamentam os filhotes recém-nascidos ainda durante o parto, outras não. Você deve observar se todos estão mamando adequadamente.

Artigos Relacionados
Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

Cuidados com seu cachorro idoso no inverno

No inverno, aumenta a nossa preocupação com os cães idosos, afinal, eles sentem mais frio.

Veja algumas dicas para o seu cãozinho ficar confortável e continuar saudável.

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quais são os riscos da obesidade em cães e gatos?

Quem não acha um cão ou gato gordinho a coisa mais linda do mundo? O sobrepeso e a obesidade, entretanto, não são apenas uma questão estética, mas um problema de saúde que pode trazer diversas complicações aos pets. Segundo a nutricionista veterinária Dra. Monique...

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando...

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Carrapatos – curiosidades sobre esse parasita tão indesejado

Os carrapatos são parasitas que podem acometer cães, gatos, outros animais domésticos e até mesmo os seres humanos! Existem várias espécies, que podem preferir mais um ou outro animal, e no caso do carrapato mais comum que encontramos no dia-a-dia, há uma preferência...

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Doge fez avaliação de Escore Corporal

Já falamos sobre a história de ganho e perda de peso do Doge em algumas publicações, mas hoje viemos mostrar os detalhes do processo e da consulta final. Durante três meses, Doge fez dieta para perder os quilinhos a mais que ganhou na quarentena. Ele estava com Escore...

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?